A estrutura metálica cinza-ferro construída sobre o Rio Itajaí-Açu se impõe na paisagem e mantém viva a memória da Blumenau do início do século passado. Construída para servir à Estrada de Ferro de Santa Catarina (EFSC), a Ponte Aldo Pereira de Andrade, também conhecida como Ponte de Ferro, foi inaugurada em dezembro de 1931.
Continua depois da publicidade
Passou 20 anos abandonada, a partir da extinção da ferrovia, em 1971, e só ganhou nova utilidade no início da década de 1990, quando foi restaurada.
Já se passaram 20 anos desde que os trilhos foram retirados e a base do acesso ganhou concreto para permitir a circulação de veículos.
A estrutura, além de um dos mais belos cartões-postais da cidade, tornou-se uma importante ligação entre o Centro e o Bairro Ponta Aguda. De longe, ela parece conservadíssima para os 80 anos de idade. Mas olhando de bem perto é possível ver que a estrutura sofre com o vandalismo e com a pouca manutenção.
A pedido do Santa, o engenheiro civil e professor de Projetos de Pontes na Furb Ralf Klein fez uma análise visual da ponte. Em pouco mais de uma hora, ele não encontrou problemas que comprometam a estrutura. Entretanto, observou questões que precisam de reparos imediatos para que não gerem grandes prejuízos à obra.
Continua depois da publicidade
 
				