A Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, voltou a receber tráfego de ônibus e veículos oficiais de emergência na manhã desta segunda-feira (27). A liberação do trânsito marca nova etapa no cronograma de reutilização da estrutura, reaberta no último dia 30 de dezembro após 28 anos totalmente interditada.
Continua depois da publicidade
Até quarta-feira, o tráfego estará liberado apenas para a linha “1119 – Ponte Viva”, que começou a operar às 10h. O ônibus gratuito sai do Terminal Cidade de Florianópolis (Tecif), passa pela região central e segue até o bairro Estreito, atravessando a Ponte Hercílio Luz (confira o itinerário completo abaixo).
O trajeto inaugural da linha sobre a ponte foi feito com dois ônibus lotados. Assim que os veículos deixaram o ponto de partida, os passageiros começaram a aplaudir. Muitos usaram os celulares para registrar o momento com fotos e vídeos.
Em dezembro, a nova linha circulou por parte do trajeto, passando pela cabeceira insular da ponte, em fase de teste. Para conferir os horários e o trajeto do circular em tempo real, basta acessar o site floripanoponto ou baixar o aplicativo, que tem o mesmo nome.
A ponte passa a receber mais linhas de transporte coletivo a partir de quarta-feira, com a liberação para o transporte escolar e as linhas 630 – Corredor Continente (ida), 3001 – Executivo Jardim Atlântico/UFSC (ida), 3002 – Executivo Abraão/UFSC (ida) e 6220 – Executivo Abraão (volta).
Continua depois da publicidade
Também vão passar a utilizar a Ponte Hercílio Luz as linhas executivas intermunicipais (ida e volta): Executivo Biguaçu, Executivo Bairro Ipiranga, Executivo Bela Vista, Executivo Zenaide, Executivo Dona Wanda, Executivo Dona Adélia, Executivo Antônio Carlos e Executivo Governador Celso Ramos.
Confira como foi a primeira viagem:
Pedestres e ciclistas
De segunda a sexta-feira, pedestres e ciclistas podem passar pela estrutura utilizando as passarelas laterais. Aos fins de semana, a estrutura ficará totalmente fechada para os veículos, sendo exclusiva para as pessoas, que vão poder utilizar as passarelas e também a pista central.