nsc
    dc

    Prova de peso

    Ponte Hercílio Luz passa por teste de carga nesta quarta-feira

    NSC Total acompanhará o evento que irá medir o comportamento da estrutura antes do fim das obras

    18/12/2019 - 17h20 - Atualizada em: 18/12/2019 - 23h34

    Compartilhe

    Clarissa
    Por Clarissa Battistella
    Caminhões em cima da ponte para o teste de carga
    Caminhões em cima da ponte para o teste de carga
    (Foto: )

    O teste de carga sobre a ponte Hercílio Luz iniciou por volta das 18h30min, com as primeiras carretas de 20 toneladas cada uma entrando na pista. Foram colocados 48 caminhões para ver como a estrutura se comportará com 960 toneladas.

    O teste de carga é um dos procedimentos confirmados antes da entrega total da ponte. Um a um entraram pela cabeceira insular da Hercílio Luz e da parte continental. O teste de carga foi realizado em três etapas. Na primeira, por volta das 22h30min, 12 caminhões entraram no vão central e ficaram estacionados. A segunda etapa, minutos depois, 10 caminhões de cada lado ficaram no "viaduto", antes do vão central. A terceira etapa é com todas as 48 carretas trafegando nos dois sentidos sobre a estrutura.

    Fala do Governador

    Presente no evento de teste de carga, o governador Carlos Moisés (PSL) comentou sobre a iluminação da ponte, que até março do ano que vem deve ganhar mais luz.

    —A iluminação funcional deve ser instalada até a reabertura para as pessoas, pedestres, ciclistas experimentarem a ponte. É uma reaproximação da sociedade com essa fantástica ponte ede Santa Catarina que é um patrimônio histórico. É um processo de devolução para os catarinenses. O nosso contrato vai até dia 23 de março do ano que vem, coincidentemente aniversário da Capital, e a gente quer fazer todo esforço para até lá a iluminação cênica esteja pronta para que as pessoas possam apreciar esse grande monumento — disse Moisés.

    Emoção

    Motorista de um dos caminhões e há mais de 30 anos na profissão, Alexandre comentou sobre a emoção de voltar a transitar na Hercílio Luz.

    — Eu já passei nela na época que era de madeira ainda, passei na primeira fase que era de asfalto e depois fecharam. Agora vou passar de novo depois de estar recuperada — disse antes de ser chamado para dirigir sobre a estrutura.

    Catarinenses se reúnem para acompanhar teste de carga na Ponte Hercílio Luz

    Moradores se encontram nos dois lados da ponte observando a movimentação dos caminhões, tanto na Beira-Mar Norte como na Beira-Mar do Continente.

    Caminhões sendo posicionados para entrar na ponte
    Caminhões sendo posicionados para entrar na ponte
    (Foto: )

    Ações após a reabertura

    A liberação oficial da Hercílio Luz reformada está prevista para o dia 30 de dezembro, em evento que começa às 10h. Até o dia 5 de janeiro estão previstos eventos abertos para o público e com a travessia da ponte liberada apenas para pedestres e ciclistas. Durante esse período uma nova linha de ônibus circular vai fazer a ligação gratuita entre o Centro da Ilha e a cabeceira da ponte, no Parque da Luz, para estimular o passeio de moradores e turistas no cartão postal de Florianópolis.

    O tráfego de veículos vai começar no dia 13 de janeiro com linhas de transporte público, enquanto os carros particulares devem passar a usar a Hercílio Luz somente no segundo semestre de 2020, em um esquema que ainda está sendo planejado pela prefeitura de Florianópolis.

    ​Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total e aproveite os descontos do Clube NSC.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas