Os pontos turísticos de Balneário Camboriú prestaram uma homenagem comovente ao Papa Francisco, que morreu na última segunda-feira (21), aos 88 anos. Considerado um dos papas mais carismáticos da história recente da Igreja Católica, ele foi lembrado por sua simplicidade, discursos humanitários e proximidade com os pobres.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os dois dos principais cartões-postais da cidade, a roda-gigante FG Big Wheel e o monumento Cristo Luz, prepararam ações simbólicas que emocionaram turistas e moradores, principalmente os argentinos, que tradicionalmente visitam a cidade durante as férias de verão.
Na noite de segunda-feira (22), a FG Big Wheel, com 82 metros de altura, projetou imagens de pombas e luzes nas cores azul e branca — as mesmas da bandeira da Argentina, país natal do pontífice, nascido Jorge Mario Bergoglio.
VÍDEO: Roda-gigante de Balneário Camboriú homenageia papa Francisco
Continua depois da publicidade
Também foi exibida a frase “se houver lágrimas, que sejam lágrimas de alegria”, atribuída ao papa. Ao fim da exibição, a estrutura teve as luzes apagadas por 30 segundos em sinal de luto.
Já o Cristo Luz, monumento religioso da cidade, teve a iluminação desligada às 18h, mantendo apenas o rosto do Cristo iluminado, em uma expressão simbólica de reverência. A iluminação foi retomada às 20h, mas voltou a ser desligada das 23h até as 6h da manhã seguinte.
Veja imagens das homenagens
Nas redes sociais, a administração do ponto turístico divulgou uma nota de pesar: “Com profundo respeito e pesar, lamentamos a morte do Papa Francisco, líder que marcou o mundo com mensagens de amor, compaixão e esperança”.
Continua depois da publicidade
Escolhido em março de 2013, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica, além de ser o primeiro jesuíta e o primeiro papa a adotar o nome em homenagem a São Francisco de Assis.
Ao longo de seu pontificado, tornou-se símbolo de uma Igreja mais próxima das causas sociais, defendendo imigrantes, povos indígenas, o meio ambiente e o diálogo inter-religioso.
A FG Big Wheel já havia prestado homenagens em outras ocasiões, como após as mortes da rainha Elizabeth II e do cartunista Ziraldo. Em 2022, projetou um arco-íris durante o mês do orgulho LGBTQIA+.
Leia mais
Catarinense expõe peças em famosa feira de design de Milão
Conheça os perfis dos cardeais apontados como favoritos para suceder papa Francisco
Quem são os cardeais catarinenses que podem participar do conclave e eleger o novo papa




