Para falar sobre o Sul de Santa Catarina é preciso conhecer a história do carvão mineral. Durante muitos anos, essa foi a principal atividade econômica das cidades da região, como Criciúma, conhecida como a “Capital do Carvão”.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Outros municípios como Tubarão, Laguna e Lauro Müller também têm a sua história associada à mineração. Conheça pontos turísticos que mantêm viva a história do carvão no Sul de Santa Catarina.

Horários, local e valores: Como funcionam os passeios de trem em Criciúma

Estrada de ferro

Com mais de 160 quilômetros de extensão, a Ferrovia Tereza Cristina (FTC) é a concessionária da malha ferroviária do Sul Catarinense. Pelos seus trilhos, o carvão mineral foi o principal produto transportado durante décadas.

Continua depois da publicidade

É possível fazer passeios de trem por essa estrada de ferro por meio do Museu Ferroviário de Tubarão.

Mina de Visitação Octávio Fontana

Uma das poucas minas de carvão abertas ao público no mundo está localizada em Criciúma. Na Mina de Visitação Octávio Fontana, os visitantes podem conhecer a história do carvão na Região Carbonífera por meio de um passeio no subsolo.

Como e quando visitar a única mina de carvão aberta ao público na América Latina

Na superfície, o local conta com um museu com fotos, maquetes e artefatos históricos.

Praças e parques

No coração de Criciúma, está a Praça Nereu Ramos. Desde 1946, lá está instalada uma homenagem aos trabalhadores do carvão, o “Monumento ao Mineiro”.

Outro ponto turístico que reconta a história do carvão é o Parque das Nações Cincinato Naspolini, onde, no passado, era terreno fértil para a mineração. No local, há a réplica de uma estação rodoviária que existiu em Criciúma no século 20 e em que é possível fazer um passeio na locomotiva “Terezinha”.

Continua depois da publicidade

Veja fotos dos pontos que recontam a história do carvão

Leia mais

Fotos históricas resgatam a maior enchente registrada no Sul Catarinense

Imagens históricas relembram o cotidiano dos ferroviários em SC há mais de 70 anos

Destaques do NSC Total