Os moradores de São Francisco do Sul, no Litoral Norte catarinense, comemoram o dia de Nossa Senhora da Graça, padroeira do município, nesta segunda-feira (8). A festa em comemoração à data chega a 360ª edição neste ano.
Continua depois da publicidade
Segundo a história contada pelos fiéis, a imagem de Nossa Senhora da Graça chegou na cidade em 1553, em um barco de espanhóis que vinham colonizar a região do Rio da Prata. Durante a viagem, os espanhóis passaram por uma forte tempestade e prometeram à Nossa Senhora que, caso sobrevivessem, iriam colocar sua imagem no primeiro porto onde parassem.
Os viajantes pararam em São Francisco do Sul. Desde então, a santa recebeu o nome de Nossa Senhora da Graça, pela graça dos viajantes terem se salvado da tempestade, e virou padroeira.
Veja fotos da procissão em anos anteriores
Feriado municipal tem comemoração
Para marcar a trajetória de fé, tradição e cultura que há séculos emociona gerações na cidade mais antiga de Santa Catarina, uma programação especial foi preparada. Às 10h, aconteceu a Santa Missa Festiva, com Dom Francisco Carlos Bach.
Já a Santa Missa com o Padre Lauro Nunes, Bênção da Saúde e Procissão com a Imagem ocorre a partir das 15h. O dia da padroeira é fechado com a Santa Missa, às 19h, com o Padre Anderlei Alves da Silva, Bênção das Mães e a Coroação de Nossa Senhora.
Continua depois da publicidade
A programação da festa ocorre desde 30 de agosto e, assim como em todas as noite anteriores, as comemorações contam com venda de doces, salgados, churrasco e show de prêmios após a missa nesta segunda.
Por conta do feriado, apenas serviços essenciais à população funcionam. Prefeitura, Câmara de Vereadores e escolas estão fechadas. Os serviços serão retomados normalmente na terça-feira (9).
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Quais cidades cresceram mais de 100% em 15 anos em SC; nem todas estão no Litoral
Nos 25 anos do Bolshoi, bailarinos de Joinville apresentam concerto de gala na Rússia






