O cenário do Rio Sena, em Paris, é o escolhido para a Cerimônia de abertura dos jogos olímpicos de 2024. A expectativa é que seja a maior abertura já realizada até agora e com maior público, já que o percurso do espetáculo terá a maioria dos locais abertos ao público. E a proposta já faz com que a segurança das varandas e balcões parisienses entre em questionamento. Seja pela falta de manutenção ou pelo tempo em que estão construídas.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Olimpíadas 2024: datas, esportes e horários dos jogos em Paris

A análise de alerta é dos especialistas em mercado imobiliário de Paris, de acordo reportagem da Veja. Com a confirmação da cerimônia no local, moradores da região e os futuros turistas podem querer justamente usar as sacadas para o Sena como uma arquibacanda particular. É aí que a arquitetura tão admirada de Paris pode virar um problema.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre as Olimpíadas de Paris

Afinal, é seguro assistir a cerimônia das varandas?

De acordo com os registros históricos dos edifícios da região, muitos foram construídos durante a era Haussmann. Nesta época, o oficial com o mesmo sobrenome foi o enviado por Napoleão III para reformar a parte urbana de Paris.

Sabendo dessa informação histórica, podemos entender mais sobre como as varandas dos prédios foram projetadas. Segundo o projeto, a varanda deve suportar cerca de três adultos, sendo cada metro quadrado capas de suportar cerca de 350 quilos. Mas, na época de Olimpíada deve ser bem difícil assegurar a lotação pequena permitida e o cálculo só vale se a manutenção tiver sido cumprida de forma rigorosa.

Continua depois da publicidade

Portanto, se você está planejando, conhece alguém ou está apenas curioso, saiba que ainda não há certeza se é seguro conferir o evento de abertura de Paris em 2024 das sacadas. E levando em consideração que o evento é de graça, com apenas alguns lugares bem privilegiados sendo cobrados, vai ser possível conseguir algum espacinho para ver fora dos prédios.

Como será a Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris

Entre um dos momentos mais marcantes dos jogos olímpicos, está a Cerimônia de abertura. Em 2024, o cômite olímpico de Paris então optou por deixar o momento ainda mais memorável: pela primeira vez na história, o evento não será em um estádio. A Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris tem um local inédito, o Rio Sena, o qual atravessa a capital francesa.

A Cerimônia para dar o início aos jogos de Paris será no Rio Sena, de leste a oeste, com 6 quilômetros de trajeto. A ponte de Austerlitz, ao lado do Jardim das Plantas, é o ponto de partida. A delegações passam por locais de provas, como a Place de la Concorde, a Esplanade des Invalides, o Grand Palais, e por fim a ponte de Iéna, onde o desfile chega ao fim no Trocadéro, para o final da cerimônia.

Continua depois da publicidade

Confira mais informações na reportagem sobre a Cerimônia de abertura de Paris 2024.

Leia também

Os 20 fatos icônicos do esporte que marcaram a história mundial

Olimpíadas 2024: datas, esportes e horários dos jogos em Paris

Destaques do NSC Total