A Christina María Aguilera nasceu em 18 de dezembro de 1980 Ilha de Staten, nos Estados Unidos. Sua carreira artística iniciou gradativamente a partir dos 10 anos, quando se apresentou em 15 de março de 1990 no programa Star Search, onde cantou “A Sunday Kind of Love”, da Ella Fitzgerald. Apesar de não ganhar o programa, sua voz chamou atenção e, aos poucos, conseguiu mais espaço na indústria musical. Porém, foi só a partir de 2002 que passou a adotar o nome artítistico de Xtina.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

A mudança de Chistina Aguilera para Xtina

Continua depois da publicidade

Outro momento marcante do início da carreira da cantora de pop foi sua apresentação, aos 13 anos, no programa Mickey Mouse Club, ao lado de Justin Timberlake, Britney Spears e Ryan Gosling. O programa ficou no ar até 1993. Alguns anos depois, em 1999, ela lançou seu primeiro álbum de estúdio, o Chistina Aguilera, com uma característica de dance-pop e R&B.

Nesse momento, a cantora começou a consolidar sua imagem como cantora teen, ou seja, com destaque no público adolescente. Essa característica acompanhou Aguilera nos álbuns seguintes: Mi Reflejo (2000), totalmente em espanhol e My Kind of Christmas (2000), de músicas natalinas.

Dois anos depois, a cantora fez uma mudança radical em sua imagem e estilo musical, na tentativa de se afastar do rótulo de cantora de pop adolescente. Para isso, trocou de empresário e lançou o álbum Stripped (2002), onde aparece com roupas mais provocantes, cabelo preto e, até mesmo, passou a fazer ensaios fotográficos nua em algunas revistas. É nesse momento que Chistina Aguilera dá a vida a alcunha Xtina.

Continua depois da publicidade

Neste álbum, além de se distanciar do pop-teen, Xtina explora ainda mais sua influência latina, o hip hop e o soul. O estilo mais “rebelde” e “provocativo” dessa alcunha foi associado intencionalmente apenas ao álbum Stripped e logo depois, a cantora abraçou uma nova era e imagem pública.

De Xtina para Baby Jane

A imagem de Chistina Aguilera no mundo pop passou por uma nova mudança em 2006, quando passou a ter um loiro platinado e adotou a personalidade Baby Jane, em referência ao filme de 1992 “O que Terá Acontecido a Baby Jane”. Apesar de em 2006 ter aposentado o Xtina, essa alcunha de Christina Aguilera foi abraçada pelos fãs e tornou um sinônimo da cantora em todo mundo.

Discografia de Christina Aguilera

  • Christina Aguilera (1999)
  • Mi Reflejo (2000)
  • My Kind of Christmas (2000)
  • Stripped (2002)
  • Back to Basics (2006)
  • Bionic (2010)
  • Lotus (2012)
  • Liberation (2018)
  • Aguilera (2022)

Continua depois da publicidade

Leia também

Cristina Aguilerá será atração de festival no carnaval em 2025

Entenda a polêmica entre Christina Aguilera e Eminem

Destaques do NSC Total