nsc
hora_de_sc

Homenagem

Por que o Brasil comemora o Dia dos Pais em agosto?

Data foi inserida no calendário do país em 1953 pelo publicitário Sylvio Behring

24/07/2020 - 11h55

Compartilhe

Por Janaína Laurindo
A ideia de celebrar o Dia dos Pais não começou no Brasil
A ideia de celebrar o Dia dos Pais não começou no Brasil
(Foto: )

O Dia dos Pais no Brasil, que será celebrado este ano em 9 de agosto, foi idealizado na década de 1950 com fins comerciais. O publicitário Sylvio Behring, na época diretor do jornal e da rádio Globo, queria atrair mais anunciantes e criou a data, que foi comemorada pela primeira vez em 16 de agosto de 1953, atendendo também um anseio da população de uma data para celebrar os progenitores, já que o Dia das Mães já existia no calendário oficialmente desde 1932. 

> Catarinense encontra na adoção a realização do sonho de ser pai

Um anúncio, publicado no jornal na véspera da celebração, sugeria que a data fosse adotada em outras cidades – já que o jornal tinha maior circulação no Rio de Janeiro —, em outros países e "ao mundo todo como uma pausa universal de ternura e confiança no turbilhão da vida que passa". O anúncio ainda dizia: "Pela primeira vez os filhos, no enternecido reconhecimento que devem a quem lhes consagra energias e desvelos, preocupação e esperanças, manifestarão aos pais toda a extensão do seu amor".

> Conheça os benefícios da vitamina D para a saúde muscular e dos ossos

A ideia rendeu a Behring o reconhecimento como Publicitário do Ano, de acordo com o Dicionário Histórico Biográfico da Propaganda no Brasil. 

Publicação de 15 de agosto de 1953
Publicação de 15 de agosto de 1953
(Foto: )

O "Dia do Papai" coincidia com a celebração católica em homenagem a São Joaquim, que foi pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo e patriarca da família. Atualmente o santo é lembrado, junto a esposa, Santa Ana, em 26 de julho, Dia dos Avós.

> O que você deseja para alguém que acabou de descobrir que será pai?

Comercialmente a data ficou fortalecida alguns anos depois. Foi também após algum tempo que ficou decidido que a data deveria ser no segundo domingo de agosto. Há duas hipóteses para alteração, uma era para que data fosse semelhante ao Dia das Mães, que acontece no segundo domingo do mês de maio. Mas há quem diga que o objetivo foi fazer com quem a data sempre caísse no domingo, que seria dia de "folga", e quando os pais poderiam ter mais tempo com seus filhos. 

> Marcos Piangers: "Foram as minhas filhas que me ensinaram o valor das coisas"

A ideia de celebrar o Dia dos Pais não começou no Brasil, mas assim como no surgimento da data no Brasil, países como Portugal, Angola, Espanha, Itália, Suíça italiana, Cabo Verde, Andorra, Moçambique, Listenstaine, Guiné-Bissau, Bolívia e Bélgica adotaram o dia com relação a tradição católica. Nesses países, até hoje, o Dia dos Pais é celebrado em 19 de março, dia em que a igreja homenageia São José, segundo o Novo Testamento, o esposo da Virgem Maria e o pai adotivo de Jesus.

> Leia também: Saiba como o Dia dos Pais é comemorado pelo mundo

Data do Dia dos Pais em outros países

- Alemanha: 40 dias após o domingo de Páscoa

- Áustria: segundo domingo de junho

- Austrália: o primeiro domingo em setembro

- Bulgária: 20 de junho

- Dinamarca: 5 de junho

- República Dominicana: último domingo de junho

- Coreia do Sul: 8 de maio

- Lituânia: o primeiro domingo de junho

- Polônia: 23 de junho

- Roménia, segundo domingo de Maio

- Rússia: 23 de fevereiro

- Tailândia: 5 de dezembro

- Taiwan: 8 de agosto

Leia também:

> Receita de pizza de frigideira com cinco recheios para celebrar o Dia dos Pais

> Descubra como harmonizar chocolate e vinhos

Colunistas