O bilionário Elon Musk tem vários negócios que chamam a atenção. Desde a Starlink até o X, mas recentemente o Cybertruck, caminhonete da Tesla, que é considerada indestrutível. Contudo, esse sistema pode trazer muitas dúvida, principalmente como ele chegou nesse resultado e como dissipa a energia de uma possível bstida. Confira.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Confira as fotos do Tesla Cybertruck
Como o Cybertruck se tornou “indestrutível”?
Primeiramente, precisamos entender como o carro consegue não amassar em caso de impacto. É possível ver nos vídeo promocionais da picape elétrica mostram que o carro segue intacto com impactos diversos. Além disso, Elon Musk chegou a garantir que o veículo era à prova de balas.
Continua depois da publicidade
Isso acontece pois a construção foi feita em aço inoxidável, que em teoria suporta batidas sem amassar. De acordo com o site oficial da Tesla, essa estrutura pode conter danos e evitar corrosões de longo prazo.
O vidro também é muito resistente, e mudou bastante depois de uma gafe acontecida em 2019. Quando o vidro quebrou na apresentação oficial do carro. Recentemente, o site Carbuzz revelou que a empresa estava trabalhando nisso. Segundo a descrição da patente será um vidro com muitas camadas, algo que o torna com uma durabilidade maior.
O carro indestrutível é mais perigoso?
Entretanto, essa característica gera receio em especialistas quanto a segurança dos passageiros do carro indestrutível da Tesla. Isso ocorre pois o carro possui energia cinética quando se movimenta. Porém, quando o carro para de forma repentina, essa energia é dissipada e absorvida pelas peças. Por isso amassam.
Continua depois da publicidade
De acordo com Sônia Guimarães, professora de física do Instituto de Tecnologia Aeronáutica, esse sistema evita que os efeitos sejam piores. “A energia é dissipada na batida, sendo absorvida pelas peças. Então, quando a gente vê os carros amassando, quebrando, isso é para impedir que as pessoas que estão no veículo sejam atingidas”, disse a especialista ao G1.
Além disso, a agência de notícias Reuters fez um levantamento com seis especialistas em segurança automobilística. Segundo eles, o grande perigo desses carros indestrutíveis de Elon Musk é que o impacto de pedestres no aço inoxidável da estrutura podem causar ferimentos graves.
Leia mais
Oficina de SC é pioneira no Brasil para manutenção do Tesla Cybertruck, carro de Elon Musk















