Uma pesquisa da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, afirma que os oceanos do mundo inteiro estão ficando mais escuros. O estudo foi publicado na revista Global Change Biology.
Continua depois da publicidade
A camada superior dos oceanos é chamada de zona eufótica, que vem do grego “boa qualidade de luz”. Essa zona, que não passa dos 100 metros de profundidade, abriga 90% de toda a vida marinha.
Causas do escurecimento
Com as chuvas intensas mais frequentes, sedimentos agrícolas da costa são arrastados para o oceano, o que serve de alimento para a proliferação dos plânctons. Com mais plânctons, as águas ficam mais turvas.
Já no oceano aberto, o aumento da temperatura também faz os plânctons aumentarem sua população, escurecendo as águas.
Continua depois da publicidade
Zonas mais afetadas
As principais áreas afetadas são as zonas árticas, a antártica, a corrente do Golfo e também regiões de mares fechados, como o Baltico. Contudo, cerca de 10% do oceano ficou mais claro.
“Nossos resultados fornecem evidências de que mudanças como essas causam escurecimento generalizado, que reduz a quantidade de oceano disponível para animais que dependem do Sol e da Lua para sobrevivência e reprodução”, explica Thomas Daves, autor do estudo.
Continua depois da publicidade
Leia também
O novo território maior que a França onde não há governo nem habitantes e que cresce a cada dia
Cidade mais isolada do Brasil fica a 15 dias de viagem do centro urbano mais próximo
Oceanógrafa descobre que ondas de calor estão degradando a costa brasileira