O humorista Fábio Porchat divulgou um vídeo nas redes sociais em que faz piada sobre a polêmica a respeito da Havaianas, alvo de críticas de políticos e apoiadores da direita após um comercial de fim de ano. O artista simula um telefonema para a atriz Fernanda Torres, vencedora do Oscar e estrela do comercial que despertou a ira de eleitores da direita, e cita até a empresa catarinense Havan.

Continua depois da publicidade

No vídeo, Porchat interpreta o personagem Mauro César, um gestor de crise que aconselha celebridades envolvidas em polêmicas na internet. Nas últimas semanas, ele chegou a fazer vídeos semelhantes sugerindo conversas fictícias com Zezé di Camargo e Wagner Moura.

Porchat inicia os supostos conselhos a Fernanda Torres sugerindo outros acordos comerciais que a atriz poderia fazer com empresas ou celebridades identificadas com a direita. É nesse contexto que a rede de lojas do empresário catarinense Luciano Hang aparece.

Veja fotos sobre o polêmico comercial da Havaianas

— Eu já cancelei teu contrato com a Havaianas e já engatilhei o contrato com a Havan. Essa sim… Aí na propaganda faz você de Estátua da Liberdade. A gente mete uma réplica do Globo de Ouro, que vira também copo para tomar suco. Eles vendem, um sucesso… — brincou o “consultor”.

Continua depois da publicidade

O vídeo segue com conselhos que misturam notícias atuais como um filme de biografia da deputada bolsonarista Carla Zambelli, uma ponta no filme Dark Horse, que vai contar a vida do ex-presidente Jair Bolsonaro ou até mesmo um divórcio falso com o marido, para aproveitar a “época de separação” — Porchat cita notícias recentes como o término de Paola Oliveira e Diogo Nogueira.

Assista ao vídeo de Porchat

O jornal Estadão publicou que o vídeo em que Porchat ironiza a direita teria sido gravado na Embaixada do Brasil em Roma — o humorista publicou nas redes sociais fotos durante uma viagem à Itália. O Itamaraty foi consultado pelo jornal para repercutir o assunto, mas não respondeu.

Polêmica sobre Havaianas e direita

O vídeo de Porchat pega carona na polêmica sobre o comercial de fim de ano da Havaianas, com a atriz Fernanda Torres. Na campanha, a artista afirma “não desejar que você comece o ano com o pé direito”, em uma alusão à expressão popular que atribui a sorte a essa forma de dar o primeiro passo, sugerindo que o espectador comece o ano “com os dois pés”.

Continua depois da publicidade

— O que eu desejo é que você comece o Ano-Novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés — afirma a atriz, na peça publicitária.

A mensagem foi o suficiente para que políticos e apoiadores da direita desencadeassem uma onda de críticas e até uma ameaça de boicote à marca de chinelos. O motivo seria a possível rejeição ao “pé direito” no texto do comercial.

O deputado Rodrigo Valadares (PL-SE), apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro e vice-líder da Oposição na Câmara dos Deputados, criticou a campanha em uma mensagem na rede social X: “Havaianas faz campanha política explícita contra a direita. Seguimos firmes na defesa de Deus, pátria, família e liberdade. Por aqui, vamos de Rider, Ipanema, Crocs e outras”.

O empresário catarinense Luciano Hang também embarcou na onda de críticas e sugeriu um boicote à marca, afirmando que iria iniciar o ano com produto de empresa concorrente. “Nesse verão, só vou usar Ipanema. E você?”, escreveu.

Continua depois da publicidade