Um suspeito de liderar um grupo supremacista foi alvo de uma operação da Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (21). Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa onde o investigado mora, em Joinville, no Norte de Santa Catarina. No local, foi encontrada uma bandeira dos Estados Confederados do Sul dos EUA, que historicamente é associada a grupos supremacistas brancos, segundo denúncia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Conforme a informações da Delegacia de Repressão ao Racismo e Delitos de Intolerância, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DRRDI/DEIC), o homem investigado tem cerca de 40 anos e trabalha com jardinagem. Ele é uma das possíveis lideranças de grupos supremacistas e diversos objetos foram apreendidos na casa dele.

Durante o cumprimento do mandado, além da bandeira dos Estados Confederados do Sul dos EUA, foram encontrados símbolos de grupos que apoiaram o nazismo e, ainda, uma fotografia com uma bandeira nazista.

A investigação teve início após uma denúncia da Comissão da Igualdade Racial da OAB de Joinville, que informou sobre a existência da bandeira.

Continua depois da publicidade

No documento, a Comissão alertou para a presença significativa de células neonazistas em Santa Catarina, com mais de 320 grupos identificados entre 2021 e 2022, e destacou a necessidade de apuração urgente do caso.

De acordo com a OAB, a bandeira confederada tem sido usada por organizações supremacistas e neonazistas ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

A Polícia Civil destacou que tem realizado operações para desarticular esses grupos desde 2022. Em 2023, diversas ações foram conduzidas no Estado para combater essa rede de extremismo. O caso alvo de operação nesta sexta-feira (21) segue sob investigação.

Leia também

Polícia investiga denúncia de estupro próximo a terminal de ônibus em Joinville

Lei anti-Oruam? Projetos contra shows com apologia ao crime viram “febre” em SC e no país

Homem é espancado dentro de alojamento de empresa e fica em estado grave em Barra Velha