O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina intensificou os cuidados nas praias de Itajaí em preparação para a temporada de verão. A instalação de desfibriladores em todos os 12 postos de guarda-vidas está prevista para o dia 1º de dezembro. Além disso, 70 guarda-vidas civis completaram a capacitação nesta segunda-feira (10) e já integram a equipe reforçada que trabalhará no litoral.
Continua depois da publicidade
O batalhão iniciou a pré-temporada de salvamento em novembro, assim como o treinamento de uma equipe de reforço para a alta temporada, que deve começar a partir de dezembro. O treino dos guarda-vidas inclui uma série de etapas, sendo que a última é marcada por provas de corrida, operações aquáticas com foco na prevenção de afogamentos, salvamentos e primeiros socorros.
Eles aprendem técnicas de resgate, uso de equipamentos, suporte básico de vida e atendimento a vítimas em situações de risco. Com a nova leva de integrantes, o efetivo de Itajaí conta com 100 guarda-vidas que estarão distribuídos ao longo da faixa litorânea que vai de Itapoá a Itajaí, sendo que, pelo menos, 50 deles estarão nas praias itajaienses.
— Quanto à segurança, teremos ainda esse diferencial que são os desfibriladores, auxiliando ainda mais os serviços de salvamento nas nossas praias. Os equipamentos foram adquiridos por meio de uma emenda parlamentar da Câmara de Vereadores, destinada ao Executivo para a compra desses aparelhos — explica o comandante do Corpo de Bombeiros em Itajaí, Tenente-Coronel George de Vargas Ferreira.
Continua depois da publicidade

