A Praia do Sonho, no município de Palhoça, na Grande Florianópolis, foi classificada pela primeira vez em 2025 como imprópria para banho pela análise do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). A balneabilidade foi divulgada nesta terça-feira (30).

Continua depois da publicidade

A coleta foi feita na segunda-feira (29), em frente à Rua Canindé. Na ocasião, foram encontrados 2.098 Escherichia coli por 100 mililitros de água quando, segundo o IMA, o ponto é considerado impróprio se quando a coleta identificar mais que 2 mil Escherichia coli por 100 mililitros.

A última vez que a praia havia sido considerada imprópria para banho foi no dia 30 de janeiro de 2024. Desde então, a praia era considerada apropriada para banhistas entrarem no mar.

Uma possível causa para a praia ser considerada imprópria neste momento é a chuva forte que atingiu o município no início da semana. Segundo a Defesa Civil, foram registrados 132 milímetros de chuva em 24 horas na segunda-feira.

O NSC Total entrou em contato com a Prefeitura de Palhoça para buscar um posicionamento sobre as causas da mudança na balneabilidade, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.

Continua depois da publicidade

Veja as fotos da Praia do Sonho

Praia do Sonho é considerada uma das mais bonitas de Palhoça

Segundo a Secretaria de Turismo de Palhoça, a Praia do Sonho é considerada uma das mais belas do município, sendo uma antiga colônia de pescadores.

A praia é a única do município com duas frentes para o mar, ao Norte e Leste, sendo possível entrar no mar em água calmas ou em mar grosso.