A Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú, foi eleita a melhor praia de vila das Américas e Península Ibérica, de acordo com o ranking feito pelo Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias (CIF Playas). Ao todo, mais de 200 praias em 11 países foram avaliadas em critérios que envolvem recreação, proteção, conservação e aspecto sanitário.
Continua depois da publicidade
Uma praia de vila, segundo o levantamento, é definida como “localizada fora do ambiente urbano principal e associadas a uma população pequena, mas permanente, refletindo o acesso a serviços comunitários organizados, mas de pequena escala, como escolas, centros religiosos e lojas; podem
ser acessadas por transporte público ou privado”, segundo o CIF Playas.
Outras praias catarinenses também receberam lugar de destaque no ranking: Jurerê Internacional, em Florianópolis, foi eleita a melhor praia urbana, Já Praia do Forte, em São Francisco do Sul, recebeu o título de melhor praia rural.
Praia “à prova de arranha-céus” na terra dos prédios mais altos do Brasil
O bairro do Estaleiro, onde fica a praia de mesmo nome, é um dos espaços de Balneário Camboriú onde os arranha-céus, tão presentes na área central, não entram. O bairro é praticamente horizontal: os prédios mais altos não podem passar dos quatro andares, segundo o Plano Diretor do município.
O que não significa, no entanto, que o luxo fique de lado. O bairro é conhecido pelas mansões em meio à Mata Atlântica e com um pézinho na areia.
Continua depois da publicidade
A praia também é bem diferente da Central, onde a geografia faz com que as ondas sejam menores e, geralmente, o mar mais calmo. No Estaleiro, o banhista deve ficar de olho, já que o mar costuma ser mais agitado.
Veja fotos de como é a Praia do Estaleiro
Leia também
Décimo caça supersônico chega a SC e provoca operação especial em Navegantes