A décima aeronave sueca, comprada pela Força Aérea Brasileira para reforçar a frota, chegará em Navegantes com uma operação especial de transporte nesta quinta-feira (12). A aeronave F-39 Gripen será levada até o aeroporto de Navegantes pela via portuária e, por isso, haverá alterações no trânsito da região durante todo o dia, conforme informou a Polícia Militar.

Continua depois da publicidade

Ao longo da quinta-feira, será proibido estacionar em ambos os sentidos da via portuária. Os veículos podem utilizar as ruas Francisco Schmitz e Onório Bortolato como rotas alternativas. Os pedestres e ciclistas poderão atravessar normalmente. A via ficará totalmente interditada a partir das 23h e tem previsão de liberação às 3h da madrugada de sexta-feira (13). A Polícia Militar estará no local para orientações durante todo o processo.

O navio Fagelgracht fez o transporte da aeronave, fabricada pela Saab, que partiu de Norrköping, na Suécia. Agora, ela desembarca no Porto de Navegantes, escolhido pela infraestrutura e proximidade ao Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder.

O caça supersônico é retirado da embarcação por um guincho e levado por terra até o aeroporto, onde passará por alguns últimos ajustes para decolar até o destino final na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, para fazer parte do 1º Grupo de Defesa Aérea, que opera os caças de última geração da frota da Força Aérea Brasileira.

A aeronave tem 8,6 metros de largura, 4,5 metros de altura, 14 metros de comprimento. É capaz de atingir 2,4 mil km/h, equivalente a duas vezes a velocidade do som, e pode voar acima de 16 mil metros de altitude. Todas as nove aeronaves em operação no Brasil são do modelo monoposto F-39E.

Continua depois da publicidade

A Força Aérea Brasileira firmou um acordo em 2014 entre a empresa sueca Saab e o governo brasileiro para fortalecer a defesa aérea nacional. O valor do contrato, à época, era de 4,5 bilhões de dólares. Segundo o contrato, serão entregues 36 aeronaves Gripen: 28 caças do modelo F-39E e outros oito do modelo F-39F. Além disso, o acordo também prevê um programa de transferência de tecnologia, que capacita engenheiros e técnicos brasileiros para montar e desenvolverem essas aeronaves.

Confira imagens das aeronaves

Por que os caças chegam no Brasil por navios?

Foi uma decisão da Força Aérea Brasileira trazer os aviões supersônicos ao Brasil embarcados em um navio. Este tipo de operação, além de ser padrão, também considera os custos do transporte.

As aeronaves supersônicas tem uma autonomia de voo menor do que as aeronaves comerciais que transportam passageiros. Por isso, vindas da Suécia, precisariam de pausas para o abastecimento durante o roteiro de viagem, o que encarecia a operação.

Continua depois da publicidade

Além disso, outro motivo para a chegada dos caças ser por navio é a burocracia que envolve sobrevoar o espaço aéreo de outros países com uma aeronave de guerra, incrementada com diversos tipos de armamento, como mísseis de longo e curto alcance.

Leia também

Arquiteta de Blumenau cria peças de decoração “fora da caixa” e conquista clientes famosos

Comando de gigante têxtil de SC vai mudar de novo após reviravolta na Justiça