A Inteligência Artificial (IA) já está sendo usada para prevenir acidentes durante a temporada de verão em Santa Catarina. Em Barra Velha, o Centro Regional de Tecnologia e Inovação tem monitorado cinco quilômetros de praia para evitar desaparecimentos, situações de risco de arrastamento e até afogamentos.
Continua depois da publicidade
O projeto Programa Praia + Segura começou em 2023, mas desde 2010 já era estudado pelo Corpo de Bombeiros Militar catarinense. Na época, o Coronel Onir Mocellin chegou a ir para a Europa conhecer o programa.
Este ano, porém, há novidades, pois houve a expansão da cobertura da costa de Barra Velha. Atualmente, fazem parte do videomonitoramento com tecnologia de IA a Praia Central, Lagoa, Tabuleiro, Praia do Sol, Pedras Brancas e Negras e Praia do Grant.
Conforme o Everson Brandão, coordenador do Centro de Controle Regional de Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Barra Velha, os dispositivos instalados possuem zoom de quase dois quilômetros permitindo identificar situações de risco, emergências na faixa de areia, crianças perdidas e o monitoramento de embarcações.
Brandão também explica que as imagens são captadas e a tecnologia de IA e reconhecimento facial da plataforma “O Guardião” consegue auxiliar os guarda-vidas do CBMSC na identificação de crianças e idosos desaparecidos na faixa de areia, por exemplo.
Continua depois da publicidade
O programa também consegue, a partir da central de monitoramento, identificar situações de risco como banhistas sendo arrastados pela maré.
— Desde a sua criação, em 2023, até a presente data, o sistema de videomonitoramento vem sendo realizado em Barra Velha através dessa parceria envolvendo a prefeitura e o CBMSC de uma maneira muito positiva. Hoje, dos 20 quilômetros de praias arenosas oceânicas que temos, cinco já são monitorados por câmeras, além da própria laguna de Barra Velha, em pontos com grande incidência de uso para a finalidade de lazer. Do mesmo modo que Balneário Camboriú, já somos referência para todo o estado — destaca o Capitão Rafael Manoel José. A “Dubai brasileira” também faz parte do projeto.
Em Barra Velha, o monitoramento acontece em parceria com os bombeiros militares catarinenses, a prefeitura da cidade, a Associação Brasileira de Telecomunicações e Inovações (Abratex) e Associação de Salvamento Aquático de Barra Velha (ASABV).
— A integração entre tecnologia de ponta e a atuação qualificada dos nossos profissionais representa um divisor de águas para a segurança pública em Barra Velha. A expansão do Programa Praia + Segura reafirma nosso compromisso com o que há de mais importante: a integridade e o bem estar de todos — diz o prefeito de Barra Velha, Daniel Pontes da Cunha.
Continua depois da publicidade













