A Praia Del Chifre, em Olinda, no estado de Pernambuco, já registrou seis incidentes com tubarões, incluindo duas mortes, sendo a primeira em 2006. A outra morte aconteceu nesta quinta-feira (29), de um adolescente de 13 anos que morreu ao ser mordido na coxa por um tubarão no local. Em Olinda, todos os incidentes envolvendo o animal ocorreram nesta mesma praia.

Continua depois da publicidade

Em todo o estado de Pernambuco, já foram contabilizados 82 incidentes com tubarão desde 1992, de acordo com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão. A praia onde o adolescente morreu é considerada de alto grau de risco, sendo uma área de restrição para atividades náuticas desde 2004.

O adolescente estava brincando com amigos no mar antes do ataque. Quem tirou o jovem do mar, segundo a prima da vítima à TV Globo, foram os próprios amigos, da mesma idade do rapaz.

Segundo ela, o adolescente, que teria ido até à praia sem autorização também desmaiou e bateu a cabeça. Ela conta que viu quando os amigos resgataram a vítima.

— Quando eu cheguei aqui, o amigo dele já estava gritando e dizendo que o tubarão pegou ele. Só consegui ver a barbatana e um pouco do tubarão. Ele era grande — disse.

Continua depois da publicidade

Quem levou o jovem para o Hospital do Tricentenário foi um pastor, segundo a parente. Entretanto, o adolescente não resistiu aos ferimentos antes mesmo de chegar até a unidade hospitalar. De acordo com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões, a mordida é compatível com um tubarão da espécie cabeça-chata, com comprimento entre três metros e três metros e meio.

Local tem placas de sinalização

O local tem placas de sinalização com alertas sobre risco de incidentes com tubarão, mas, segundo a parente, não tem posto de guarda-vidas. O mesmo foi dito pelo surfista André Luiz Gomes da Silva, que foi atacado por um tubarão em fevereiro de 2023 na mesma praia. Ele chegou a ficar dez dias internado.

— A gente aqui não tem apoio de nada, não tem um salva-vidas aqui, não tem Guarda Municipal aqui que venha apoiar. Só querer consciência ambiental, só conscientizar as pessoas não dá jeito. […] Ele era uma criança, criança não sabe o que faz […] As placas se acabaram e daí ficou como é até hoje, a gente aqui realmente abandonado — disse.

O Corpo de Bombeiros não havia se pronunciado sobre o caso até a publicação desta matéria. O espaço segue em aberto.

Continua depois da publicidade

Segundo o Comitê de Monitoramento de Incidentes com Tubarão, há 150 placas de sinalização sobre área sujeita a incidentes com tubarão no litoral de Pernambuco, com 13 em Olinda e quatro na Praia Del Chifre.

“A área é monitorada pelo Cemit para registro de incidentes desde a década de 90 e é incluída no Decreto Estadual 21.402/99 com a finalidade de estabelecer interdição para práticas de atividades náuticas pelo seu alto risco de incidentes”, destacou o órgão em nota.

*Com informações do g1 e da CNN