A Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, município da Grande Florianópolis famoso por receber milhares de turistas durante a temporada de verão, voltou a ter um ponto próprio para banho. A coleta feita pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) na terça-feira (3) e divulgada na quarta-feira (4) mostrou uma melhora na balneabilidade das praias do município.

Continua depois da publicidade

Agora, dos sete pontos monitorados pelo órgão, um foi considerado próprio para a entrada dos banhistas na água. O ponto em questão é em frente à Rua dos Lírios.

Veja os pontos próprios e impróprios para banho na Praia de Palmas

  • Ponto 20, na altura do n° 819 na Avenida Atlântica: impróprio para banho
  • Ponto 14, em frente à Rua das Samambaias: impróprio para banho
  • Ponto 19, em frente à Rua dos Lírios: próprio para banho
  • Ponto 2, na Avenida Aderbal Ramos da Silva, em frente ao Posto de Salva Vidas: impróprio para banho
  • Ponto 18, em frente à Rua dos Robalos, na passarela: impróprio para banho
  • Ponto 17, em frente à Rua das Anchovas: impróprio para banho
  • Ponto 11, em frente a Rua 51, esquerda Alameda das Laranjeiras, próximo ao Posto de Salva Vidas: impróprio para banho

Veja fotos da Praia de Palmas

Cidade permanece com mais da metade dos pontos impróprios

Mesmo com a melhora na balneabilidade, mais da metade dos pontos de praias de Governador Celso Ramos estão impróprios para banho. Ao todo, são 22 pontos analisados pelo IMA, com 12 considerados inadequados para banhistas.

Continua depois da publicidade

O que diz a Prefeitura de Governador Celso Ramos

A Prefeitura de Governador Celso Ramos se manifestou por meio de nota afirmando que a amostra aponta uma melhora na balneabilidade da praia, com todos os locais analisados apresentando baixos índices de contaminação.

“O maior valor registrado ficou em 135 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes por 100 ml — o limite considerado próprio é de até 800 NMP. Os demais seis pontos ficaram abaixo de 100 NMP, indicando águas limpas e com qualidade muito boa”, afirmou.

Para o executivo municipal, a melhora acontece pelas “condições climáticas favoráveis, como o fim das chuvas intensas de janeiro, que carreavam possíveis extravasamentos para o mar”, além da “fiscalização contínua”, com a ações voltadas para coibir lançamentos irregulares de efluentes, segundo a Prefeitura, com a “Operação Verão.

“Com base nos resultados atuais, a expectativa é de que a melhoria prossiga. Se os próximos relatórios do IMA mantiverem índices baixos, a Praia de Palmas poderá atingir o critério técnico que exige quatro boas análises nas últimas cinco, o que permitirá a reclassificação de mais pontos como “próprios” nas próximas semanas”.

Continua depois da publicidade

Quando um ponto é considerado próprio ou impróprio

  • Próprio: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros;
  • Impróprio: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Veja a nota na íntegra

O relatório divulgado na terça-feira (03/02) pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) aponta melhora na balneabilidade da Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos. Dos sete pontos monitorados, o Ponto 19, em frente à Rua dos Lírios, foi classificado como “próprio” para banho. Todos os locais apresentaram baixos índices de contaminação, sendo que o maior valor registrado ficou em 135 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes por 100 ml — o limite considerado próprio é de até 800 NMP. Os demais seis pontos ficaram abaixo de 100 NMP, indicando águas limpas e com qualidade muito boa.

A Administração Municipal atribui a melhora às condições climáticas favoráveis, como o fim das chuvas intensas de janeiro, que carreavam possíveis extravasamentos para o mar, e à fiscalização contínua. A Prefeitura, em parceria com a Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV), mantém a “Operação Verão”, com ações rotineiras para coibir lançamentos irregulares de efluentes. A atuação fiscalizadora é considerada essencial para a manutenção da qualidade a médio e longo prazo.

Com base nos resultados atuais, a expectativa é de que a melhoria prossiga. Se os próximos relatórios do IMA mantiverem índices baixos, a Praia de Palmas poderá atingir o critério técnico que exige quatro boas análises nas últimas cinco, o que permitirá a reclassificação de mais pontos como “próprios” nas próximas semanas.

Continua depois da publicidade

A Prefeitura acompanha os boletins semanais do IMA e segue atuando para assegurar um ambiente costeiro saudável para moradores e visitantes”.