Araranguá, no Sul de Santa Catarina, é conhecida pelas paisagens naturais, e um dos locais que mais concentra pontos turísticos é o Balneário Morro dos Conventos. A praia araranguaense reúne morros, trilhas, cavernas, dunas e práticas de esportes radicais.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Com aproximadamente 4,5 quilômetros de extensão, a praia fica a 12,5 km do centro da cidade. Mas para quem o visita, o Morro possui seu próprio comércio local, com restaurantes, pubs, lojas, posto de combustível e supermercado.
De acordo com informações do município, o lugar tem uma paisagem composta por mais de 400 espécies vegetais. A vegetação complementa as inúmeras dunas, as lagoas, a praia, a foz do Rio Araranguá, onde se junta ao mar, além de um paredão com mais de 200 milhões de anos, que forma um portal para a entrada da praia.
Belezas naturais e atrações radicais
O balneário é conhecido por ser mais tranquilo e pacato, isso porque a praia concentra moradores, em sua maioria, com idades acima dos 50 anos. Dessa forma, a preservação natural é algo presente no local.
Continua depois da publicidade
Como pontos de visitação para contemplação da paisagem, estão o mirante e o farol da marinha. Próxima a estes locais, em uma espécie de “centrinho” do Morro, existe uma gastronomia com frutos do mar diversificada, além de opções de hospedagem, como o Hotel Morro dos Conventos, com vista para o mar.
A Barra do Rio Araranguá é um dos lugares mais procurados por pescadores e fãs de remadas radicais. Além disso, o Morro dos Conventos conta com a Lagoa dos Bichos (Lago Dourado), Furnas, restinga, falésia, e é banhado pelo Oceano Atlântico.
Para quem curte a natureza, o local guarda diversas trilhas terrestres, que passam pela mata, casa e caverna da bruxa, além da beira-mar. Já para os fãs de esportes não faltam opções. Entre as principais estão rapel, para-pente, asa-delta, sandboard, surf, kite surf, além do tranquilo stand up paddle.
Na beira-mar ainda existem decks e passarelas, onde os banhistas aproveitam para descansar e aproveitar uma sombra. Já nas águas doces, o Rio Araranguá separa a comunidade de outro distrito de Araranguá, o Balneário Ilhas. Para transitar de um local ao outro, o meio mais rápido é a tradicional balsa.
Continua depois da publicidade
História do Morro
Com a chegada dos desbravadores, os índios Carijós e Kaingangs, primeiros habitantes do Morro dos Conventos, foram exterminados. No início do século XVIII, a região passou a ser habitada por portugueses que saíram de Laguna.
Em 1728 os tropeiros nomearam como “Caminho dos Conventos” o acesso do litoral à serra catarinense. A rota ficou ainda mais conhecida e utilizada durante a Revolução Farroupilha (1835-1845), no momento da “Fuga de Laguna”.
Anita e Giuseppe Garibaldi bateram-se em retirada pelo litoral em direção ao sul, passando por esse caminho em direção a Serra do Faxinal para Lages. Atualmente, a maioria dos moradores é de ascendência açoriana e italiana.
Continua depois da publicidade
Leia também
Conheça o rio de cinco cores que é berço da pesca e alvo de ação humana em SC








