As praias de Santa Catarina têm mais de 180 pontos próprios para banho, de acordo com o relatório do Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgado na última sexta-feira (10). Só em Florianópolis, são 76 pontos adequados para banho, dos 87 analisados (uma proporção de mais de 87%).
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Em todo o Estado, o IMA analisa a qualidade da água de 237 pontos espalhados pelo litoral catarinense. Destes, 184 estão próprios, o equivalente a 77,64%. As análises foram feitas entre 6 e 10 de novembro.
O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 27 municípios do litoral e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina. Os pontos ficam nas cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.
Praias como a Central de Balneário Camboriú e a Praia Brava, de Itajaí, estão impróprias para banho. Um ponto é considerado impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
Continua depois da publicidade
Já outros pontos, como os da Praia da Enseada, em São Francisco do Sul, e Canasvieiras, Jurerê e Campeche, em Florianópolis, estão próprios para os banhistas; ou seja: 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas cinco semanas anteriores, no mesmo local, tiveram, no máximo, 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
Confira aqui o relatório completo do IMA.
Leia mais
VÍDEO: Ciclone deixa mar “grosso” e água invade praias em Florianópolis
FOTOS: Praia tradicional de Florianópolis terá novo beach club