Com a proximidade da temporada de verão 2023/2024, as prefeituras de cidades turísticas e litorâneas de Santa Catarina começaram a organizar a infraestrutura dos balneários e capacitar profissionais para atendimento aos turistas e à comunidade. Balneário Camboriú e Florianópolis são as cidades que devem receber o maior número de pessoas, vindas do Brasil e do Exterior, durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

De acordo com o Secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, o Governo do Estado está otimista para a temporada de verão, já que “tanto os indicadores aéreos quanto terrestres mostram um aumento na procura e nas reservas para as viagens”.

Além disso, estamos diversificando Santa Catarina na promoção turística, mostrando outros atrativos e proporcionando ao visitante mais opções para vivenciar e levar consigo uma grande experiência. O comprometimento dos municípios em aprimorar a infraestrutura, segurança pública, saúde e trânsito contribui significativamente para a consolidação de Santa Catarina como um destino turístico completo e memorável, além de ser considerado o melhor estado para se fazer turismo e o mais seguro destacou.

Apenas em Florianópolis são esperados 3 milhões de turistas. A quantidade de viajantes estimada para a temporada deste ano deve superar a marca do verão do ano anterior, quando foram registrados 2 milhões de turistas na cidade, segundo a prefeitura do município. Para o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Ed Pereira, os exemplos de sucesso do ano anterior devem ser melhorados.

Continua depois da publicidade

Estamos aprimorando tudo que deu certo em 2022, pois esperamos mais gente visitando nossa cidade. São esperadas quase 3 milhões de pessoas de diversas cidades. Vamos trabalhar atividades para trazer o turista depois da praia para o centro de Florianópolis, aproveitando a gratuidade do nosso transporte público no domingo. Queremos que tudo fique viável tanto para o turista quanto para o morador, com organização e segurança ressaltou.

Como eleição na Argentina pode impactar vinda de turistas do país para a temporada em SC

Já no Litoral Norte do Estado, por exemplo, o tempo firme e o alto volume de chuvas nas últimas semanas fizeram com que as autoridades locais se dedicassem a uma tarefa diária de limpeza das praias. O lixo trazido pelo Rio Itajaí-Açu acabou parando nas orlas de Penha, Itajaí, Porto Belo, Bombinhas e Navegantes, município que já teve mais de 200 toneladas de entulho retiradas dos quase 12 quilômetros de extensão de areia das praias.

Confira abaixo como três dos principais destinos de SC estão se preparando para a temporada.

Florianópolis

Na Capital de Santa Catarina, a prefeitura divulgou um calendário com uma série de eventos e atrações para a temporada de verão 2023/2024 na cidade. As atividades englobam desde ações voltadas para a área do meio ambiente, saúde, mobilidade, segurança, educação, limpeza e manutenção urbana, como dobrar para seis vezes por semana a coleta de lixo convencional em bairros com maior demanda.

Veja praias próprias para banho em Florianópolis

Nas praias, os ambulantes serão qualificados com treinamento e terão identificação por uniforme e QR Code. A operação também será marcada pela limpeza diária de 39 quilômetros de orla nos principais balneários de Florianópolis e pela coleta de mais de 200 sacos de lixo por quilômetro. Para dar conta dos serviços, serão contratados temporariamente 160 garis, que farão também a roçagem e capinação de matos.

Continua depois da publicidade

Para melhorar a mobilidade, a Capital conta também com dois novos binários: na Lagoa da Conceição e no Pantanal, além de revitalização em ruas estratégicas de acesso a praias, como a SC-401, que terá restrição na circulação de veículos pesados. Entre os dias 17 de dezembro e 11 de fevereiro, os domingos terão ônibus “na faixa” em Florianópolis, ou seja, sem cobrança para a locomoção.

Já a Secretaria Municipal de Saúde vai reforçar o monitoramento e o controle e atenção de doenças mais frequentes do verão, como a dengue. Com o objetivo de evitar a lotação das unidades hospitalares, os turistas contarão com o teleatendimento do Alô Saúde Floripa, pelo número 0800 333 3233. Os turistas terão um cadastro específico na plataforma e podem ter atendimento médico quando necessário sem precisar se deslocar para postos de saúde e UPAs.

Florianópolis se prepara para “invasão” de turistas na temporada de verão

Além de um número especial para denúncias e a ativação da patrulha turística, a prefeitura também fará uma sala de controle com monitoramento 24 horas. A Polícia Civil abrirá uma central no Norte de Florianópolis e a região também terá dois novos postos de salva-vidas, por meio do Corpo de Bombeiros Militares (CBMSC).

Confira como aproveitar o verão nas belezas naturais de Florianópolis

Continua depois da publicidade

Balneário Camboriú

Considerada uma das principais ações da Prefeitura de Balneário Camboriú para as temporadas de verão, o Centro de Controle Operacional (CCO) na Praia Central do município será montado novamente para o verão 2023/2024. Monitoramento integral e disponibilização de equipes de saúde e da Guarda Municipal 24 horas são alguns dos serviços que o órgão destina para atendimento da comunidade.

Os impactos e desafios em Balneário Camboriú um ano após alargamento da Praia Central

A estrutura principal ficará na altura do calçadão da Avenida Central, entre os meses de dezembro e fevereiro. A Secretaria de Saúde promoverá testes rápidos de HIV/Hepatite/Sífilis, aferição de pressão arterial, glicemia, curativos, orientações e acolhimento, além de diversas outras ações da Secretaria de Inclusão Social, Secretaria de Turismo, Secretaria da Pessoa Idosa e Fundação de Esportes.

Atividades de educação ambiental nas praias de Bandeira Azul

Nas praias de Bandeira Azul de Balneário Camboriú, a Secretaria do Meio Ambiente promoverá atividades e oficinas de educação ambiental. O objetivo é conscientizar os banhistas sobre os regramentos a serem seguidos ao frequentar essas orlas, com orientações sobre a segregação e descarte correto do lixo, a importância da preservação da vegetação de restinga, a utilização das passarelas elevadas de acesso à praia e proibição de uso de churrasqueira e caixas de som.

Depois de arranha-céus, mansões em praias preservadas são bola da vez em Balneário Camboriú

Todas as atividades terão caráter lúdico, para atrair a atenção dos turistas e moradores com a utilização de jogos, brincadeiras e cartazes, e serão mediadas por profissionais especialistas na área ambiental.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da única praia deserta de Balneário Camboriú

São Francisco do Sul, no Norte do Estado

Em São Francisco do Sul, cidade conhecida como “São Chico” e localizada no Norte de Santa Catarina, a Prefeitura preparou uma programação que inclui ampliação considerável das equipes de limpeza (de 104 para 194), aumento da coleta semanal de resíduos (de 13 para 21) e promoção de atividades esportivas e culturais para turistas e moradores, além da instalação de banheiros e outras melhorias na infraestrutura dos balneários.

Cidade de SC tem o maior número de praias limpas do Brasil

O prefeito da cidade, Godofredo Gomes Moreira Filho, anunciou no fim de setembro a criação de uma “comissão de verão” para delegar as responsabilidades de cada órgão e secretaria municipal.

Veja fotos das praias limpas de São Francisco do Sul

Continua depois da publicidade

Conheça praias desertas paradisíacas em SC

Leia também

SC tem 97 postos de guarda-vidas ativados na pré-temporada

Números apontam para “mar” de turistas e temporada histórica em SC

SC lidera ranking de praias com melhores avaliações no Airbnb; confira lista

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total