O trânsito no novo binário da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, pode ser liberado até 15 de dezembro, na alta temporada de verão. Esta é, pelo menos, a expectativa do secretário Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne.

Continua depois da publicidade

Ele afirma que, até lá, a pavimentação do binário deve estar concluída e o tráfego de veículos possa ser liberado. Depois disso, ficam os acabamentos da obra, como pintura e finalização das calçadas.

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Já a nova ponte não deve ficar pronta nem nesta e nem na próxima temporada: o prazo de finalização da obra, que ainda está em fase de estaqueamento provisório, é para o primeiro semestre de 2025. Isso porque, depois desta fase, ainda é necessário o estaqueamento definitivo e a construção da ponte em si. A obra começou em abril deste ano.

Binário da Lagoa

Com a implantação do binário, quatro vias devem passar a ter sentido único: a Avenida das Rendeiras, a Rua Mandala, a nova via e a Avenida Acácio Garibaldi. A nova via é paralela à Avenida das Rendeiras e está recebendo pavimentação em paver.

Continua depois da publicidade

As obras de abertura da nova via começaram em maio e, ao todo, o projeto do binário recebeu R$ 4,3 milhões em investimentos.

Como fica o trajeto com o binário

Segundo a prefeitura, após a implantação do binário, quem sair da ponte da Lagoa em direção às praias do Leste deve percorrer 660 metros das Rendeiras em pista única, pegar a rua Mandala à direita e a nova via à esquerda até a Acácio Garibaldi. Ali, o motorista segue na Acácio Garibaldi à direita, se quiser ir à Joaquina, ou pega a SC-406, em direção à Praia Mole ou adiante.

Já quem vem de um desses destinos em direção ao Centro, vai percorrer as Rendeiras em pista dupla até a altura da rua Mandala, e depois seguir em pista simples, margeando a lagoa.

Novo terminal lacustre da Lagoa

Além do binário e da nova ponte, um novo terminal lacustre também está em construção. A expectativa é que esta obra fique pronta até a metade de 2024, e deve triplicar a capacidade atual de passageiros. Atualmente, o terminal fica na cabeceira da ponte existente, ao lado do Centrinho, e viabiliza a chegada dos visitantes na Costa da Lagoa, onde se chega apenas de barco ou a pé por trilha.

Continua depois da publicidade

Atualmente, 27 barcos com capacidade total de 1.626 passageiros fazem a rota Centrinho-Costa da Lagoa-Centrinho de hora em hora. A ideia do novo terminal é, além de aumentar a capacidade de barcos atracados e em espera, melhorar a acessibilidade e conforto dos usuários.

Nova ponte

A construção da nova ponte da Lagoa da Conceição começou em abril. Atualmente, três bate-estacas fazem o estaqueamento provisório da futura travessia.

Em paralelo, o aterro em rocha, que vai abrigar a cabeceira da nova estrutura no Centrinho está em processo de finalização. Do outro lado da lagoa, o aterro para a outra cabeceira já foi concluído, conforme a prefeitura.

O projeto prevê que a nova ponte fique à direita da ponte atual. Ela deve ter estrutura em concreto armado, com guarda-corpos e formato curvo. Serão 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura.

Continua depois da publicidade

A ponte também deve ter uma ciclovia bidirecional, conectando com a ciclovia das Rendeiras e a ciclofaixa ligada ao Terminal da Lagoa (TILAG). Os investimentos nas obras somam R$ 53 milhões.

Leia mais

Misteriosa sereia da Lagoa da Conceição vai mudar de endereço em Florianópolis

Lagoa da Conceição em Florianópolis não tem mais área para ser urbanizada

Imagens inéditas revelam como ficará binário da Lagoa da Conceição

Destaques do NSC Total