A prefeitura de Florianópolis pretende liberar o trânsito do binário da Lagoa da Conceição antes da temporada de verão 2024. Acabamentos de calçada e ciclovia ficariam um pouco mais pra frente. A intenção é liberar a via no momento de maior fluxo do ano, com a chegada dos turistas, nesta que é umas das regiões mais complicadas no trânsito da cidade.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Está em andamento o serviço de preparação da base da pavimentação em paver (blocos de concreto intertravados).  Ele começou no trecho da via em construção (ainda sem nome) que já teve o sistema de drenagem implantado.  Em paralelo, está sendo dada continuidade à execução do restante da estrutura de drenagem prevista em projeto. Já a terraplanagem necessária já foi  concluída. 

Veja galeria de fotos:

Serão 900 metros da nova via, entre a Rua Mandala e a Avenida Prefeito Acácio Garibaldi São Thiago (a estrada geral da Joaquina).  No mais, a Rua Mandala, que tem trecho em lajotas, terá o pavimento substituído por paver até a entrada da nova via, e ainda cerca de 130 vagas de estacionamento, no lado esquerdo (onde nas Rendeiras ficam os restaurantes). Assim, os motoristas que quiserem deixar seus veículos ali poderão acessar as Rendeiras pelas servidões Bonifácio Rosa e Pedro Manoel Fernandes, além da Rua Mandala.  A nova via também terá passeios (calçadas) dos dois lados.

Continua depois da publicidade

A Rua Mandala passará a contar com ciclorrota, de modo a ligar a ciclovia bidirecional das Rendeiras à de igual tipo que será implantada à direita da nova via, por sua vez, praticamente ligada à ciclovia unidirecional da estrada geral da Joaquina, já que, nesse caso, bastará atravessar a avenida.

As obras começaram em maio e têm prazo total de oito meses. O investimento é de R$ 4,3 milhões.

Binário da Lagoa

A nova via irá permitir a instalação do binário na região, dando sentido único às vias envolvidas: a Avenida das Rendeiras, a Rua Mandala, a nova via e a Avenida Acácio Garibaldi.

Assim, quem sair da ponte da Lagoa em direção às praias do Leste vai percorrer 660 metros das Rendeiras em pista única, pegar a Rua Mandala à direita e a nova via à esquerda até a Acácio Garibaldi. Ali, o motorista seguirá na Acácio Garibaldi à direita, se quiser ir à Joaquina, ou pegará a SC-406, caso queira ir à Praia Mole ou adiante. Já quem vier de um desses destinos em direção ao Centro da cidade, vai percorrer as Rendeiras em pista dupla até a altura da Rua Mandala, e depois seguir em pista simples margeando a lagoa.

Leia Mais:

“Um horror”, diz secretário de SC sobre política de Lula para o Agro

Casos de dengue explodem em SC e infectados aumentam 1.799% em seis anos

Destaques do NSC Total