Beneficiários do Auxílio Brasil que estão há mais de dois anos sem alteração têm até esta sexta-feira (14) para atualizar suas informações no Cadastro Único (CadÚnico). A atualização deve evitar a suspensão e cancelamento de benefícios.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O Cadastro Único é uma ferreamente do governo federal que auxilia na inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil, entre outros benefícios.

Atualmente Joinville tem 39.772 famílias cadastradas no CadÚnico. Hoje, são 1.600 famílias que estão com o cadastro bloqueado. São famílias que se cadastraram em 2016 e 2017 e que foram notificadas em maio deste ano. Na prática, essas pessoas já não estão mais tendo acesso aos benefícios e após a data limite terão o cadastro excluído.

Já no dia 16 de dezembro termina o prazo para que as outras famílias com cadastro bloqueado façam a atualização.

Continua depois da publicidade

Em entrevista à CBN Joinville, a secretaria de assistência social de Joinville, Fabiana Cardozo ressaltou a importancia da atualização e também de se colocar os dados corretos. 

– A assistencia social é para todos e infelizmente temos paercebido que as pessoas estão omitidando dados verdadeiros para poder ususfruir dos benefícios. Com isso acabamos deixando de atender pessoas com mais necesssidades – disse.  

E se não atualizar?

Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023. As informações são utilizadas ainda pelos estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas.

Como atualizar o cadastro

A atualização de cadastro é feita no CRAS, mediante agendamento. Basta ligar ou ir até uma unidade. No dia do agendamento levar os documentos de todos os integrantes da família.

Continua depois da publicidade

Joinville tem promovido mutirões para atualização dos cadastros nos próprios CRAS e também no Centro de Atendimento ao Cidadão. O último mutirão realizado foi no sábado (8/10), no Centro de Atendimento ao Cidadão, quando foram atendidas 454 famílias. A SAS está programando outros mutirões para atender a demanda.

Ouça a entrevista completa:

Destaques do NSC Total