A pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República nas eleições de 2026 causou reação quase imediata no mercado financeiro nesta sexta-feira (5), com aumento do dólar em mais de 2%, e queda de 4,31% no Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, que fechou aos 157.369 pontos. O dólar terminou cotado em R$ 5,4328, maior valor em quase dois meses. Com informações do g1.
Continua depois da publicidade
O anúncio feito por Flávio sobre a escolha do ex-presidente Jair Bolsonaro de apoiá-lo nas eleições do próximo ano causou uma frustração nas expectativas do mercado. Isso porque a chapa mais esperada pelos investidores era com o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para presidência, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como vice, segundo especialistas.
Para os investidores, a escolha de Flávio para a pré-candidatura pode acabar causando incerteza no cenário eleitoral. No início da manhã, a bolsa brasileira operava em alta, mas depois do anúncio do senador, passou a operar em queda.
Outros fatores
A divulgação dos números do PIB do terceiro trimestre no Brasil, na quinta-feira (4), com crescimento de 0,1%, também pode ter refletido nos índices desta sexta-feira. O PIB, que trata sobre o avanço ou desaceleração da economia brasileira, pode ter reforçado o início dos cortes de juros em janeiro pelo Banco Central.
A inflação nos Estados Unidos, até o momento do anúncio da pré-candidatura de Flávio, estava sendo o assunto que conduzia a bolsa nesta sexta. Isso porque o PCE, índice que mede a inflação americana, subiu 0,3% em setembro, mantendo o ritmo de agosto.
Continua depois da publicidade
Candidatura de Flávio Bolsonaro
Flávio Bolsonaro anunciou nesta sexta a indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro para que ele seja candidato à Presidência da República nas eleições de 2026.
Ao anunciar a decisão de Bolsonaro, Flávio afirmou que recebeu com “grande responsabilidade” a escolha do pai. Segundo ele, o senador não se conformará “ao ver o nosso país caminhar por um tempo de instabilidade, insegurança e desânimo”.










