Florianópolis dá um passo estratégico para entrar no mapa dos grandes pré-carnavais do Brasil. Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a capital catarinense sedia o Pré-Carnaval Floripa, evento que posiciona a cidade no circuito nacional de pré-carnavais, ao lado de capitais como Belo Horizonte, São Paulo e Fortaleza. Com entrada gratuita, atrações nacionais e o cenário da beira-mar do Estreito com a Ponte Hercílio Luz ao fundo, o evento promete ser referência em organização, segurança e diversidade cultural.

Continua depois da publicidade

A iniciativa é realizada pelo Grupo All, produtor do Folianópolis, e conta com apoio da Prefeitura de Florianópolis e a NSC como media partner.

Veja fotos do pré-carnaval do ano passado

O Pré-Carnaval de Florianópolis nasce de uma estratégia turística. Enquanto o Carnaval tradicional coloca a cidade em concorrência direta com destinos consolidados como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, o pré-carnaval abre uma janela de oportunidade com menor concorrência e potencial de crescimento. O modelo de pré-carnaval já foi validado com sucesso em outras capitais, como Belo Horizonte, São Paulo e Fortaleza.

— Além de um destino referência no Carnaval, Florianópolis tem tudo para se tornar um dos principais destinos de pré-carnaval do Brasil. Estamos criando uma nova tradição, que valoriza nossa vocação turística e coloca a cidade no calendário nacional de grandes eventos — afirma Topázio Neto (PSD), prefeito da Capital.

Continua depois da publicidade

Evento terá três “formatos”

O evento funciona com três formatos de participação: a “pipoca” (área totalmente gratuita onde o público acompanha os trios elétricos pelas ruas), o Bloco (formato tradicional de bloco com trio e abadá, mediante compra de ingresso) e o Setor Open Bar (área coberta com vista privilegiada e bebidas inclusas, também mediante compra de ingresso).

— É um modelo inovador para a cidade. A população tem acesso gratuito a um grande evento, com toda a infraestrutura e segurança necessárias, além de poder desfrutar de uma nova experiência de pré-carnaval com atrações renomadas do cenário nacional — explica Doreni Caramori Jr, Diretor do Grupo All.

O acesso ao evento é gratuito e será feito através de pontos controlados, com revista de segurança e sistema de reconhecimento facial integrado com a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina. A estrutura conta com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, além da presença dos Voluntários Floripa, que vão auxiliar as atividades das forças de segurança.

A comemoração também contará com ambulâncias, equipes médicas e toda a infraestrutura de apoio necessária para um evento deste porte. O Pré-Carnaval Florianópolis acontece à beira-mar continental, com a Ponte Hercílio Luz como cenário.

Continua depois da publicidade

— É uma oportunidade única de unir festa, cultura e a beleza natural de Florianópolis. As pessoas vão poder pular carnaval com a brisa do mar e a ponte iluminada ao fundo. Essa combinação não existe em nenhum lugar do Brasil — destaca a produção do evento.

Confira as atrações

O Pré-Carnaval Florianópolis aposta na diversidade de estilos musicais para agradar diferentes públicos. O evento traz os ritmos dos dois maiores carnavais do país – Bahia e Rio de Janeiro – e valoriza a cultura local de Florianópolis. São eles:

  • Bloco Eva: um dos blocos mais tradicionais e icônicos do Carnaval de Salvador, o Bloco Eva é sinônimo de axé baiano e folia de alto nível. Com décadas de história, o bloco é referência nacional e traz toda a energia e tradição do carnaval da Bahia para Florianópolis;
  • Xanddy Harmonia: voz do Harmonia do Samba, Xanddy é um dos maiores nomes do pagode baiano e do Carnaval de Salvador. Com uma carreira consolidada e shows que movimentam multidões por todo o Brasil, Xanddy representa o melhor do axé e do pagode baiano;
  • Monobloco: um dos blocos mais tradicionais do Rio de Janeiro completa o time de atrações nacionais, trazendo o autêntico espírito do carnaval de rua carioca;
  • O evento também é protagonizado pela cultura local. A Pipoca do Daza, da Banda Dazaranha, tradicional banda da ilha de Florianópolis, terá espaço de destaque trazendo o som e a energia que conquistou o público catarinense.

Além disso, o evento conta com DJs e um palco de bandas locais que funcionará em paralelo aos trios elétricos, oferecendo opção para quem prefere assistir shows parados. Os ingressos para setores exclusivos do evento estão à venda pelo site da blueticket.

Continua depois da publicidade