Joaçaba, no Meio-oeste catarinense, é conhecida como a Capital Catarinense do Carnaval e encanta com as celebrações anuais. Além de ganhar destaque durante a folia, a cidade também se destaca com o turismo religioso e paisagens encantadoras.

Continua depois da publicidade

Reconhecida pelo Carnaval, Joaçaba atrai milhares de visitantes a cada edição. Em 2026, o município promete encantar os foliões nos próximos desfiles, que devem acontecer durante no dia 14 de fevereiro.

A cerimônia de lançamento do carnaval aconteceu em dezembro do ano passou e contou com a presença das quatro escolas de samba que prometem encantar o público na Avenida XV de Novembro. As escolas subiram ao palco para apresentar oficialmente os seus enredos, dando uma prévia da criatividade e da cultura que serão levadas para o desfile.

​As tradicionais Vale Samba, Unidos do Herval e Acadêmicos do Grande Vale reafirmaram sua força e história, enquanto a estreante Soweto marcou sua chegada. As escolas se prepararam para as apresentações de fevereiro, marcando a história de 35 edições do evento.

Origem dos desfiles

A história da festa popular na cidade remonta à década de 1930. Conforme o jornalista João Paulo Dantas no livro “Joaçaba Samba e Faz Carnaval Desde 1930”, o baiano Manoel de Oliveira Lins trouxe o costume dos blocos carnavalescos para o município, com o surgimento do “Bando da Lua”, que desfilava com uma bateria pelas ruas da cidade.

Continua depois da publicidade

Já o desfile das escolas de samba surgiu no fim da década de 1970 com a união dos blocos de carnaval que criaram a primeira agremiação: a Vale Samba, em 1979. Depois, em 1981, surge a Unidos do Herval.

Em 1994 nasce a Cruzeiro do Sul que, mais tarde, passa a se chamar Aliança, escola que encerrou as atividades em desfiles em 2020. A Acadêmicos do Grande Vale só surge em 2012, por meio dos grupos de teatro da cidade.

No entanto, o Carnaval passa a se profissionalizar em 1996, com a criação da Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste (LIESJHO). O objetivo foi de representar os interesses das agremiações e promover melhorias nos desfiles. A partir desse momento, as escolas buscaram novos recursos para transformar os espetáculos.

Veja fotos históricas do desfile em 2007

Outras atrações

O turismo religioso também é um dos pilares locais, com destaque para o monumento de Frei Bruno, que recebe visitantes de todo o país. O monumento tem cerca de 37 metros de altura e é dedicada ao Frei Bruno Linden, um importante personagem histórico da cidade e região.

Continua depois da publicidade

Inaugurado em 2005, o monumento se localiza no topo de um morro e oferece a melhor vista panorâmica da cidade de Joaçaba e Herval d’Oeste. A Catedral Santa Teresinha é a igreja matriz de Joaçaba e é considerada um marco religioso e arquitetônico da cidade.

O Mirante Adolfo Zigueli também é um ponto turístico indispensável para os amantes de paisagens e alturas. Situado em uma posição elevada, que oferece vistas panorâmicas deslumbrantes do centro da cidade, o mirante fica às margens da Avenida Adolfo Zigueli.

Para os amantes da natureza, o Parque Central Ivan Oreste Bonato é uma parada obrigatória. Espaço público de lazer e esportes, localizado no coração da cidade, o parque possui áreas verdes, pista para caminhadas, ciclovia, parquinho infantil e uma grande área aberta para lazer e eventos, além de várias quadras de esportes.