Diariamente, centenas de pessoas transitam pela Avenida XV de Novembro, na área Central de Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina. São moradores que apressam o passo para chegar ao trabalho, estudantes animados que estão a caminho da escola ou simplesmente aqueles que buscam resolver as pendências do dia a dia. No entanto, duas vezes por ano, a rua se transforma no palco do Carnaval. Os carros são substituídos por alegorias gigantescas e a população, por passistas com suas fantasias luxuosas, que encantam milhares durante os desfiles das escolas de samba.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A história da festa popular na cidade remonta à década de 1930. Conforme o jornalista João Paulo Dantas no livro “Joaçaba Samba e Faz Carnaval Desde 1930”, o baiano Manoel de Oliveira Lins trouxe o costume dos blocos carnavalescos para o município, com o surgimento do “Bando da Lua”, que desfilava com uma bateria pelas ruas da cidade.

NSC Total transmite desfile das escolas de samba de Joaçaba e Herval D’Oeste

Já o desfile das escolas de samba surgiu no fim da década de 1970 com a união dos blocos de carnaval que criaram a primeira agremiação: a Vale Samba, em 1979. Depois, em 1981, surge a Unidos do Herval — única representante hervalense no espetáculo. Mais de uma década depois, em 1994 nasce a Cruzeiro do Sul que, mais tarde, passa a se chamar Aliança, escola que encerrou as atividades em 2020. A Acadêmicos do Grande Vale, atual campeã, só surge em 2012, por meio dos grupos de teatro da cidade.

Continua depois da publicidade

No entanto, o Carnaval passa a se profissionalizar em 1996, com a criação da Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste (LIESJHO). O objetivo foi de representar os interesses das agremiações e promover melhorias nos desfiles. A partir desse momento, as escolas buscaram novos recursos para transformar os espetáculos.

— As escolas buscaram especialização profissional fora de Joaçaba, com profissionais de São Paulo, Rio de Janeiro e Parintins, onde faziam intercâmbio e levavam muito a Joaçaba. Esses profissionais, até hoje, participam agregando muito às escolas de samba — diz Rafael Hoffelder, comentarista artístico.

A importância da Aliança na construção do Carnaval

Uma das principais colaboradoras para tornar o Carnaval de Joaçaba grandioso foi a Aliança, agremiação que durante anos levou para casa o título do espetáculo. Isto porque a escola foi pioneira ao trazer técnicas que transformaram os desfiles em Joaçaba.

— A Aliança sempre teve um peso muito fundamental para o desfile, tanto pela qualidade técnica e detalhes em fantasias, quanto na concepção de carros alegóricos apresentados ao longo dos anos. E também toda aquela parte da estratégia de mídia em levar artistas para o Carnaval, porque basicamente é um carnaval do interior de Santa Catarina que deixa as pessoas impressionadas pelo tamanho, pela qualidade, e que se destaca muito mais do que o carnaval de Florianópolis — diz Rafael.

Continua depois da publicidade

E foram vários os nomes que passaram pela avenida do samba durante esses anos de desfile. Entre os famosos estão a ex-BBB Fani, os atores Bruno Gissoni e Felipe Titto, e até o coreógrafo Carlinhos de Jesus.

— Ele mesmo falou que o padrão de carnaval que Joaçaba faz é muito parecido com a qualidade técnica apresentada na Sapucaí do Rio de Janeiro — pontua Rafael.

FOTOS: Veja os globais e ex-BBBs que já desfilaram no Carnaval de Joaçaba

Desfile “a luz” da bateria

Ainda assim, a história do Carnaval de Joaçaba também passou por momentos de turbulência. Além da pandemia da Covid-19, que suspendeu os desfiles em 2021 e 2022, outras dificuldades apareceram pelo caminho das escolas de samba nos últimos anos, mas que foram superadas graças ao apoio da torcida.

— Tiveram alguns anos onde houve chuva. Em outro, caiu a energia elétrica e algumas escolas de samba desfilaram em meio a um apagão, somente ao som da bateria e de toda a torcida. Todas as agremiações cantando os sambas em conjunto — relembra Rafael.

Continua depois da publicidade

Por histórias como essa é que o Carnaval de Joaçaba se tornou importante não só para a economia da cidade, mas também para a população da região, que abraçou o evento e o tornou um dos mais importantes do país.

— O Carnaval emprega e desperta talentos que são lapidados ao longo dos anos e que buscam, através da arte, essa nova forma de vida por meio dessa manifestação cultural produzida por várias etnias, e que ganha toda essa identidade incrível — finaliza Rafael.

Veja fotos históricas do desfile em 2007

Leia também

Conheça as escolas de samba que participam do Carnaval de Joaçaba 2024

Carnaval de Joaçaba: a força da mulher brasileira guiará desfile da Unidos do Herval

Carnaval de Joaçaba: Em busca do tri, Acadêmicos do Grande Vale aposta na magia do teatro

Carnaval de Joaçaba: Vale Samba fala sobre origens do brasileiro para quebrar jejum de títulos

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total