A primeira mostra da temporada de verão em Santa Catarina registrou 81 afogamentos e três mortes em água, de 12 a 18 de novembro. Os dados do Corpo de Bombeiros Militar revelam que a maioria das pessoas resgatadas eram homens com idade média de 28 anos.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Oficialmente, o verão inicia em 21 de dezembro. Na última semana, o período dos dados registrados envolveu o feriado prolongado da Proclamação da República, momento em que os catarinenses aproveitaram para ir até as praias. O movimento, inclusive, foi registrado com alta intensidade nas rodovias.

Jovens sofreram afogamentos em praias de SC

Conforme os bombeiros, não foram registradas mortes em áreas monitoradas por guarda-vidas. No entanto, três pessoas morreram afogadas em áreas sem cobertura de guarda-vidas: dois em águas salgadas, nos municípios de Penha e Itapoá, e um em água doce, em uma cachoeira em Siderópolis. Segundo os dados, a idade média das pessoas que morreram afogadas é de 19 anos.

Continua depois da publicidade

Atualmente, 95 postos estão ativos durante a semana em Santa Catarina, aumentando para 181 nos fins de semana de novembro. O número deve ser ampliado até a alta temporada. Nos locais sinalizados com bandeira preta, os postos de guarda-vidas estão desativados, e essas áreas devem ser evitadas para banho.

Cuidados nas praias em SC

Os bombeiros militares apontam medidas básicas de prevenção a afogamentos. Uma delas é consultar as praias guarnecidas por guarda-vidas, por meio do aplicativo CBMSC Cidadão, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS. O aplicativo permite verificar, antes de sair de casa, as praias sinalizadas com bandeira verde, indicando condições favoráveis para banho e baixo risco de afogamento.

Além de procurar locais guarnecidos por guarda-vidas, os oficiais recomendam evitar entrar no mar sob o efeito de bebidas alcoólicas ou qualquer entorpecente. O período com maior incidência de afogamentos, no fim da tarde, geralmente envolve vítimas que consumiram bebidas alcoólicas ao longo do dia.

Ainda, não é recomendado nadar logo após as refeições. O banhista deve se manter em áreas onde o nível da água esteja no máximo até a altura do umbigo e respeitar a sinalização de bandeiras vermelhas.

Continua depois da publicidade

Leia também

Ventos fortes afundam barco e pescador se salva de afogamento em praia de SC

Ministério Público denuncia motorista e dono do caminhão que matou equipe de remo na BR-376

Caravelas-portuguesas surgem em praia de SC e geram alerta sobre risco de queimadura