O tradicional prédio na Avenida Getúlio Vargas, que passa a abrigar a Faculdade Censupeg, reabre as portas na próxima segunda-feira (23) em Joinville. Com espaço total de 15 mil metros quadrados, o campus vai ganhar ainda um Centro de Simulação Realística em Medicina ampliado, além de quatro novos cursos.

Continua depois da publicidade

A nova infraestrutura acadêmica, que sai da Avenida Juscelino Kubitscheck, no Centro, e passa para o bairro Anita Garibaldi, tem capacidade para atender cerca de 15 mil estudantes e reunirá, em um único endereço, ensino presencial, semipresencial, ensino a distância (EAD) e estrutura administrativa. 

Veja fotos do prédio

A estrutura conta com mais de 45 salas de aula, além de um anfiteatro com capacidade para aproximadamente 800 pessoas, destinado a grandes eventos acadêmicos, científicos e institucionais.

Prédio tradicional ganhou novo destino

O imóvel da Avenida Getúlio Vargas é conhecido na cidade por ter abrigado, historicamente, a Faculdade  Cenecista de Joinville (CJ). Inclusive, a antiga faculdade continuará suas atividades no Colégio CNEC Elias Moreira, localizado em um espaço anexo ao prédio, mantendo sua operação de forma independente.

Quais cursos estarão disponíveis na nova unidade?

Conforme a Censupeg, na área da saúde, serão sete cursos de graduação na modalidade presencial. Confira abaixo:

Continua depois da publicidade

  • Odontologia;
  • Enfermagem;
  • Psicologia;
  • Medicina;
  • Biomedicina;
  • Nutrição;
  • Fisioterapia.

Ainda em saúde, a pós-graduação continuará oferecendo os cursos de Enfermagem Obstétrica e Ginecológica, Urgência e Emergência, UTI – Adulto, Pediátrico e Neonatal e Enfermagem Aeroespacial.

Novo espaço com Centro de Medicina

Uma das principais novidades na nova sede é a ampliação do Centro de Simulação Realística em Medicina, que passa a ocupar cerca de três mil metros quadrados e demandará investimentos estimados em R$ 15 milhões até 2028, somados aos R$ 3 milhões aplicados na primeira fase de adequação do campus. 

A estrutura será voltada a simulações clínicas de alta complexidade, com uso intensivo de tecnologia, e amplia a capacidade local de formação médica e de profissionais da saúde. No curso de Medicina, são mais de 120 estudantes matriculados, com expectativa de preenchimento das 180 vagas autorizadas pelo MEC já em 2026, conforme informações da Censupeg.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira