De 10 das principais promessas feitas pelo prefeito João Paulo Kleinübing (PSD) entre a campanha de 2008 e após a catástrofe climática, duas foram cumpridas, outras seis estão em andamento e duas ficaram para trás.

Continua depois da publicidade

Confira aqui o andamento das promessas do prefeito em 2008

Firmadas em debates, programas políticos e entrevistas ao Santa, os compromissos avaliados incluem saúde, saneamento básico, educação e orçamento. Kleinübing foi reeleito uma vez como prefeito de Blumenau e não pode concorrer novamente à reeleição em 2012. Diante disso, terá exatamente um ano de mandato pela frente.

Uma das propostas em andamento é a instalação dos corredores de ônibus na cidade. Kleinübing assumiu o compromisso de colocar pelo menos dois corredores nos quatro últimos anos de mandato.

Continua depois da publicidade

A instalação de prontoatendimentos em todos os bairros nem saiu do papel. A construção da Ponte do Badenfurt avançou. Prevista no plano de governo de Kleinübing, durante a eleição de 2008, a obra não deve ser concluída no mandato do prefeito. A inauguração estava prevista para dezembro de 2012, mas foi adiada para abril do próximo ano em função das chuvas e da enchente de setembro. Os primeiros passos para a construção foram dados em março de 2011, sob um custo total superior a R$ 31 milhões. O tratamento do esgoto avançou, mesmo que a passos lentos.

Kleinübing prometeu durante a última campanha tratar 100% do esgoto produzido em Blumenau até o final dos quatro anos de mandato. O serviço foi terceirizado para a empresa Foz do Brasil e atualmente há tratamento só para 5% do esgoto. O diretor de operações da Foz do Brasil, Antonio Carlos Brandão de Alencar, afirma que 100% do esgoto estará tratado até 2027, conforme especifica o contrato da concessão.