Após sentir fortes dores abdominais, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), de 63 anos, foi internado com um quadro de colecistite aguda, nesta terça-feira (27). A informação foi confirmada pela Prefeitura de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Para confirmar o diagnóstico, foram feitos exames de imagem e laboratoriais, que indicaram a inflamação da vesícula biliar.
Segundo o executivo municipal, o prefeito está estável, consciente e com sinais vitais estáveis. Nas próximas 24 horas, ele passará por um “procedimento minimamente invasivo”, para remover a vesícula biliar.
Colecistite aguda
Colecistite é uma inflamação da vesícula biliar, órgão do sistema digestório responsável pelo armazenamento da bile. A colecistite se forma, principalmente, quando são formadas as chamadas pedras na vesícula, que são cálculos de diferentes tamanhos dentro do órgão ou no trato biliar, segundo o Ministério da Saúde.
Continua depois da publicidade
As pedras na vesícula acabam interrompendo o fluxo da bile para o intestino delgado pelo duto cístico. Por isso, quem é diagnosticado com colecistite aguda sente dores e tenha inflamação e inchaço.
Trajetória de Topázio Neto
O atual prefeito de Florianópolis foi reeleito no primeiro turno das eleições municipais de 2024. Topázio Neto é administrador e fundador de uma empresa no ramo de tecnologia e começou na política em 2020, como vice-prefeito.
Dois anos mais tarde, Gean Loureiro, o então prefeito, renunciou ao cargo, e Topázio assumiu a prefeitura.
Leia também
Topázio avalia início de mandato e destaca temporada de verão: “Maior de todos os tempos”
Continua depois da publicidade
Com mandato cheio, Topazio assume uma Florianópolis que precisa pensar grande
Lula cancela agenda após nova avaliação médica devido a labirintite; confira estado de saúde

