A prefeitura de São José do Egito, cidade de Pernambuco, informou o cancelamento do show de Zezé Di Camargo após a polêmica envolvendo o cantor e o lançamento do SBT News, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia da inauguração. O cantor iria se apresentar na Festa de Reis de 2026, no dia 4 de janeiro.

Continua depois da publicidade

Em nota, o prefeito da cidade, Fredson Brito (Republicanos), informou que tomou a decisão de encerrar o contrato com Zezé Di Camargo “com o único objetivo de proteger São José do Egito e sua população”.

“Não aceito, em hipótese alguma, que São José do Egito seja colocado no centro de polêmicas decorrentes de questões individuais de quem quer que seja — seja artista, profissional liberal ou qualquer pessoa, de qualquer área. Nossa cidade não pode e não será palco para especulações, rotulações ou narrativas que não representam os valores da nossa gente”, informa trecho da nota divulgada pelo prefeito nesta segunda-feira (15).

No lugar do Zezé Di Camargo, a prefeitura contratou a banda Seu Desejo (Yara Tchê & Alessandro). Conforme apurado pelo Metrópoles, o cantor receberia R$ 500 mil pela apresentação na cidade.

Veja as fotos de Zezé Di Camargo

Entenda a polêmica

Zezé Di Camargo pediu para que o SBT não coloque no ar o seu especial de Natal, marcado para ir ao ar nesta quarta-feira (17). Em vídeo publicado nas redes sociais na noite de domingo (14), o cantor demonstrou incômodo com a postura da emissora. Na última sexta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou presença na inauguração do SBT News.

Continua depois da publicidade

Segundo Zezé, o posicionamento recente do SBT não reflete com as suas convicções pessoais, visto que a emissora passou a adotar uma linha da qual ele discorda. O especial conta com a participação de outros artistas como Paula Fernandes e Alexandre Pires.

“Eu vi o que aconteceu no SBT nos últimos dias. Inauguração do SBT News. Juro por Deus que isso não faz parte do meu pensamento. Não tenho nada contra ninguém”, disse no vídeo.

O cantor também fez críticas às filhas de Silvo Santos e informou que pensa diferente delas. “Filho que não honra pai e mãe para mim não existe. Eu queria dizer uma coisa para vocês SBT: custou caro para mim, tempo, serviço, tudo, mas se puderem, não precisam colocar no ar o meu especial. Não quero participar disso”, falou no vídeo.

Ao encerrar o vídeo, Zezé afirmou que mantém o carinho pela emissora, porém declarou: “acho que vocês [SBT] estão se prostituindo. Então, não faço parte disso”.

Continua depois da publicidade

SBT se manifesta

Na segunda-feira, Daniela Abravanel, presidente do SBT, um posicionamento sobre a polêmica. Na nota, publicada em conjunto com a apresentadora Patrícia Abravanel e com os perfis da emissora, Daniela diz que a família tem sofrido críticas e que lamenta a forma como ela e as irmãs têm sido “mal-interpretadas”. “Antes de as pessoas verem nosso trabalho, decidiram julgá-lo”, afirmou.

“Nos últimos dias, minha família tem sido alvo de críticas, antes mesmo de apresentarmos a nossa proposta para o SBT News. Isso é exatamente o que queremos combater: a falta de diálogo entre um povo que tem muitas virtudes e que amamos tanto.

Nos últimos cinco anos, o SBT foi reconhecido pelas pesquisas realizadas pelo Instituto Reuters como o jornalismo de maior confiança e credibilidade. Nosso jornalismo segue uma carta com princípios do meu pai e fundador.

Foi justamente por conta dessas pesquisas e dessa carta com esses princípios que tomamos coragem para abrir um canal de notícias com a proposta de entregarmos mais do que somos e temos. Somos imparciais e isentos. Cabe a nós mostrarmos os fatos e, ao público, julgá-los.

Continua depois da publicidade

O lançamento do projeto, na última sexta-feira, 12/12, refletiu essa pluralidade e o respeito a todas as instituições. Tivemos representantes do Executivo. do Judiciário e do Legislativo.

Ditas todas essas coisas, lamento a forma como temos sido mal interpretadas. Antes de as pessoas verem nosso trabalho, decidiram julgá-lo. Queremos entregar ao Brasil um jornalismo confiável, sem partido, sem lado.

Um jornalismo que não terá viés, não terá algoritmo, não provocará divisão e raiva entre as partes, não será nutrido por inteligência artificial e dará ao público apenas a notícia e a verdade dos fatos.
Amamos nosso país, torcemos por ele, amamos nosso povo, trabalhamos para ele e convidamos a todos a embarcarem nesse projeto que deseja amenizar os ânimos.

A todos os que têm dúvidas ou receios, faço um convite: assistam ao SBT News.
Vocês verão, na prática, o jornalismo de qualidade e independente, que é a nossa marca.”

Continua depois da publicidade