nsc

publicidade

Saúde

Prefeitura de Blumenau suspende atendimento odontológico de emergência 

Em nota enviada às unidades de saúde, município justifica que a medida foi tomada para contenção de despesas

04/07/2019 - 19h27

Compartilhe

Redação
Por Redação Santa
(Foto: )

Blumenau não conta mais com o plantão odontológico aos sábados. Até o último fim de semana, o serviço era prestado no Ambulatório Geral Haroldo Bachmann, no bairro Velha. A justificativa da prefeitura para a medida é a necessidade de economizar, conforme documento enviado às equipes das unidades básicas.

No texto assinado pela gerência de Saúde Bucal, a administração municipal pontua a redução de repasses do governo federal, o compromisso de manter os pagamentos dos servidores em dia e a necessidade de redução dos custos. Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura alega que a medida foi tomada por causa da baixa demanda e o fato de não se tratarem de casos de emergência.

O atendimento odontológico prestado aos sábados era destinado a casos emergenciais e ocorria apenas no AG da Velha. De acordo com dados do município, até o primeiro semestre de 2018, eram feitos em média 38 atendimentos por mês. No último ano, esse número caiu para 18 atendimentos ao mês e 70% deles não eram emergenciais.

A alternativa são os atendimentos e/ou urgências nos ambulatórios gerais durante a semana, que mantêm abertos os serviços de odontologia até as 21h.

– Nós estamos fazendo gestão dos recursos públicos. Quando a gente abre um serviço, não significa que está vindo mais recurso, o montante é o mesmo. Esse dinheiro que estava sendo aplicado no AG da Velha será destinado para outros setores da saúde – afirma o diretor de Ações em Saúde do município, Adriel Rowe.

Ambulatório Geral Haroldo Bachmann
Ambulatório Geral Haroldo Bachmann
(Foto: )

Deixe seu comentário:

publicidade