A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está intensificando o incentivo ao cadastramento de novas famílias no Programa Família Acolhedora. A ação busca oferecer lares temporários para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos que, por decisão judicial, foram afastados de suas famílias de origem.
Continua depois da publicidade
Ao invés de serem encaminhados diretamente para abrigos, esses jovens podem viver em um ambiente familiar afetivo enquanto aguardam o desfecho de seus processos. O objetivo do programa é evitar a institucionalização e garantir que essas crianças e adolescentes cresçam em um ambiente que favoreça seu desenvolvimento emocional e social.
Ambiente afetivo e apoio emocional para quem mais precisa
Coordenado pela Semas em convênio com o Instituto Hope House, o programa realiza a seleção, capacitação e acompanhamento de famílias acolhedoras. Para participar, é necessário ter mais de 21 anos, residir em Florianópolis, dispor de tempo e, principalmente, demonstrar interesse em oferecer cuidado, proteção e afeto.
A coordenadora do programa na Hope House, Daniele Lima Ramos, destaca os impactos positivos do acolhimento temporário: “Temos presenciado transformações significativas: crianças que chegam fragilizadas e, ao final do acolhimento, saem mais felizes, seguras e preparadas para seguir em frente. Com o acolhimento, elas são mais estimuladas, têm sua autoestima fortalecida e mantêm vínculos sociais e comunitários.”
Como se tornar uma família acolhedora
O processo para se tornar uma família acolhedora começa com o preenchimento de um pré-cadastro no site do Instituto Hope House ou por meio do número de WhatsApp: (48) 99606-7287. Após o cadastro inicial, a equipe técnica do programa entra em contato com os interessados para iniciar as etapas de capacitação e avaliação.
Continua depois da publicidade
O programa oferece acompanhamento contínuo e suporte técnico às famílias acolhedoras, além de um auxílio financeiro mensal para ajudar nos custos do acolhimento.
Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no NSC Total.
Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção e veiculação desta matéria publicitária não teve custo, neste portal NSC Total.