nsc
    nsc

    Pandemia

    Prefeitura de Gaspar é destaque no combate à Covid-19

    Desde a implantação de centros de triagem a vacinação com sistema drive thru, município do Vale do Itajaí tem adotado medidas para frear avanço da pandemia

    08/04/2021 - 15h22

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Prefeitura de Gaspar combate à Covid-19
    Por meio do Centro de Vacinação e sistema drive-thru, mais de quatro mil pessoas já tomaram ao menos a primeira dose da vacina no município de Gaspar.
    (Foto: )

    Localizado no Vale do Itajaí, o município de Gaspar, com população estimada em 69 mil habitantes, registrou pouco mais de cem mortes por Covid-19. Atualmente pouco mais de 200 pacientes estão em isolamento e quase oito mil pessoas já estão recuperadas. Os bairros Gaspar Alto e Macucos não registraram óbitos até o momento. Na última segunda-feira (5 de abril), a Unidade de Terapia Intensiva - UTI para pacientes com o novo coronavírus estavam com 19 dos 20 leitos ocupados.

    >> Covid-19: Acompanhe o avanço da vacinação em Santa Catarina

    Nos serviços públicos municipais, o home office está institucionalizado. Quem pode trabalhar de casa, fica por lá. Além de orientar a população sobre a importância do isolamento social e das medidas sanitárias, o foco do município é realizar a vacinação da forma mais rápida possível.

    Para isso, a Prefeitura Municipal de Gaspar implantou o Centro de Vacinação na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins, que vai centralizar a campanha de imunização. Todos os atendimentos serão no mesmo local, com ou sem agendamento prévio. Até agora, mais de quatro mil pessoas já tomaram ao menos a primeira dose. Todos os profissionais da saúde estão vacinados, assim como os idosos institucionalizados.

    Prefeitura de Gaspar - Vacinação
    Com estrutura completa, Prefeitura Municipal de Gaspar implanta Centro de Vacinação no município.
    (Foto: )

    A estrutura conta com contêineres climatizados, banheiro com acessibilidade, cadeiras para o público e almoxarifado para armazenamento de insumos. Ainda, possui local adequado para realizar a vacinação em sistema drive-thru. Doze profissionais trabalham diariamente no local. A prefeitura dispõe de quatro equipes de vacinação e também é possível receber a dose na própria residência.

    Para prestar atendimento à população, novos profissionais já foram contratados, mas com o avanço da pandemia, a prefeitura abriu também cadastro para voluntários da área da saúde para atuar na linha de frente. O cadastro é para integrar o time de profissionais para prestação de serviços em hospitais e unidades de saúde. Desde o início de 2020, foram contratados 136 servidores para atuar no combate à covid-19.

    Início da pandemia motivou criação de Comando em Operações

    No ano passado, logo que os primeiros casos começaram a ser verificados, o município definiu a estrutura que iria centralizar a tomada de decisões. Compra de insumos, medicamentos, testes e contratações de profissionais necessários para atendimento na linha de frente foram organizados pelo Sistema de Comando em Operações - SCO, com fiscalização e apoio na logística.

    De acordo com informações da PMG, esse é um protocolo da Defesa Civil utilizado em momentos de anormalidade da cidade, como ventos, chuvas e deslizamentos de terra.

    O Sistema organizou a implantação dos vinte leitos de UTI no hospital do município, que não possuía vagas para esta finalidade. Foram dez no ano passado e mais dez neste ano. Houve ainda, a implantação de equipamentos no hospital como o tomógrafo e o raio-x. Os recursos foram conquistados por meio de lives organizadas pela PMG, com doações da comunidade local e de empresas parceiras. Já o raio-x foi liberado com valores de uma emenda parlamentar. Na mesma unidade, foram criadas mais dez vagas de enfermaria. A capacidade de oxigênio passou de 1700m³ para 4600m³ e agora o hospital também possui backup de ar comprimido.

    Centro de Triagem está disponível diariamente

    O Centro de Triagem para casos da Covid-19, localizado no Ginásio de Esportes Prefeito João dos Santos, no bairro Sete de Setembro, foi instalado desde o início da pandemia. De acordo com a Prefeitura Municipal, a criação do centro de triagem foi uma das primeiras ações de combate à Covid-19. Antes, a triagem era feita na unidade de saúde no centro da cidade, mas com o aumento da demanda, a prefeitura mobilizou a estrutura do ginásio e remanejou os profissionais.

    O horário de atendimento é das 8h às 17h nos dias de semana, e nos sábados e feriados das 7h às 13h. Após o atendimento inicial, o paciente vai para a consulta médica, onde são constatados os sintomas, e faz o teste no mesmo local. Mais de vinte profissionais atuam nesse serviço. A equipe também conta com um psicólogo para atendimento à população e aos servidores.

    Segundo informações fornecidas pela administração pública, primeiro foi criado um sistema de apoio emocional, em que um número de WhatsApp foi disponibilizado para a população. Desde o início, em abril do ano passado, foram realizados diversos atendimentos, com pessoas em situação de medo, intenção suicida, em função do isolamento, entre outros manifestos gerados ou agravados pela pandemia.

    Todos os dados e informações relativas ao novo coronavírus podem ser acessados em um painel específico disponibilizado pelo município. Para saber mais, acesse o site da PMG.

    Leia também

    Reabilitação pós-Covid: Terapia respiratória trata e ameniza sequelas de infecções graves

    Taxa Selic mais baixa da história contribui com o aquecimento do mercado imobiliário

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas