nsc

    Preocupação

    Prefeitura de Joinville realiza ações de combate à dengue no bairro Petrópolis

    Joinville teve, até agora, 1.760 casos confirmados da doença

    27/04/2021 - 17h00

    Compartilhe

    Jean
    Por Jean Patrick
    trabalho contra mosquitos
    A partir desta quarta-feira (28), ocorrerá também a aplicação do fumacê no bairro
    (Foto: )

    Com o objetivo de eliminar os locais que podem ser criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya e vírus Zika, a Vigilância Ambiental de Joinville trabalha nas ruas do bairro Petrópolis. Joinville teve, até agora, 1.760 casos confirmados de dengue.

    > Receba notícias de Joinville e do Norte de SC por WhatsApp

    Os pontos que não podem ser removidos são tratados com larvicidas e a partir da quarta-feira (28), ocorrerá também a aplicação do fumacê no bairro, com auxílio de equipes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) do Governo do Estado de Santa Catarina.

    Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental de Joinville, Anderson da Silva, essa ação no Petrópolis foi devido ao grande aumento do número de doentes no bairro, de acordo com o último boletim epidemiológico. “O principal problema em Joinville está dentro das residências, por isso, pedimos à população: cuidem de suas casas. Uma tampinha de refrigerante jogada no quintal já é o bastante para o mosquito se proliferar”, afirma o coordenador.

    O agente Josi Henrique Copi, que está em campo nas ruas do Petrópolis, alerta que, ao encontrar criadouros do mosquito, o morador não deve jogar a água em ralos. “É preciso despejar no chão seco, longe de caixas de passagem. Se jogar em caixas de passagem as larvas continuarão a crescer”, alerta Copi.

    Entre as principais medidas preventivas que devem ser adotadas para combater o mosquito e prevenir a dengue, estão: eliminar qualquer tipo de recipiente, até mesmo tampinhas de garrafa pet, que possa acumular água; não acumular lixo; tratar a água de piscinas com cloro, pelo menos uma vez por semana; retirar os pratinhos debaixo dos vasos de plantas; verificar a vedação da caixa d’água; colocar tela de proteção nos ladrões e nas caixas de passagem; higienizar semanalmente os potes de alimentos dos animais com bucha; e desobstruir e limpar as calhas d’água.

    *Com informações da Prefeitura de Joinville

    Colunistas