A Prefeitura de Florianópolis deu início ao programa Empreende + Floripa Comunidades, uma ação que visa estimular o empreendedorismo dentro das comunidades da Capital, oferecendo capacitação, orientação e acesso a oportunidades. A primeira edição ocorre nesta quarta (09/07) e na quinta-feira (10/07), das 9h às 17h, na sede da Embaixada Copa Lord, no Centro da cidade.

Continua depois da publicidade

Promovido pela Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação e pela Casa do Empreendedor, o programa tem como foco principal os Microempreendedores Individuais (MEIs), mas é aberto a todos os interessados em desenvolver ou formalizar um negócio.

Oficinas, consultorias e redes de apoio

A programação conta com uma variedade de atividades gratuitas, como workshops, palestras, consultorias personalizadas, rodas de conversa e momentos de networking. Os participantes também terão acesso facilitado a programas da Prefeitura como o Floripa Mais MEI e o A Casa Te Ajuda, voltados à formalização de negócios, capacitação técnica e suporte à inovação e gestão.

Parcerias para ampliar o impacto

A iniciativa conta com a colaboração de parceiros estratégicos como Sebrae, Fundação Somar, Floripa Mais Empregos, CadÚnico, TXM Methods e OIM Brasil. Esses parceiros ajudam a ampliar a gama de serviços oferecidos, incluindo ofertas de emprego, orientação sobre programas sociais, cursos de capacitação e atendimento específico para imigrantes empreendedores.

Com apoio de parceiros estratégicos, programa amplia acesso a empregos, capacitação e serviços para comunidades e imigrantes empreendedores em Florianópolis (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Inclusão e desenvolvimento nas comunidades

Para Ivan dos Santos, diretor da Casa do Empreendedor, o programa é um passo importante para tornar o desenvolvimento econômico mais acessível. “Nosso compromisso é garantir que o desenvolvimento econômico chegue a todas as partes da cidade. Empreender é uma oportunidade de transformação, e com o Empreende + Floripa Comunidades queremos fortalecer quem faz a economia girar dentro das próprias comunidades”, destaca Ivan. 

A proposta do programa é fomentar um ecossistema empreendedor mais inclusivo e sustentável, promovendo o crescimento social e econômico de Florianópolis a partir das potências locais de cada comunidade.

Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no G1.

Conforme Lei nº 10.199, a Prefeitura informa que a produção deste conteúdo não teve custo e sua veiculação custou em média R$ 2.550,00.