nsc

    Meio ambiente

    Prefeitura vai pagar comunidades para tratarem lixo orgânico em Florianópolis

    Um terço dos resíduos da capital são orgânicos e vão pro aterro de Biguaçu

    01/08/2020 - 10h02 - Atualizada em: 01/08/2020 - 10h23

    Compartilhe

    Por Juliana Gomes
    Resíduos orgânicos poderão ser tratados localmente
    Resíduos orgânicos poderão ser tratados localmente
    (Foto: )

    As comunidades de Florianópolis podem receber da prefeitura cerca de R$ 156 por tonelada pelo tratamento de resíduos em pátios de compostagem. Até 15 de setembro, um edital de concorrência pública será aberto para que os interessados apresentem uma proposta para prestação do serviço.

    - Queremos fortalecer o tratamento de resíduos orgânicos no bairro onde é gerado. Com isso, poderemos desviar do aterro sanitário, um terço do que é produzido em Florianópolis é orgânico. Vamos ajustar uma proposta junto com as comunidades – firmou o diretor presidente da Comcap Lucas Arruda.

    O serviço poderá ser prestado por coleta de porta em porta, com pontos de coleta ou outras maneiras discutidas com a população.

    Conforme Arruda, o valor a ser pago por tonelada é o mesmo cobrado pelo aterro sanitário. O serviço será organizado a partir de sete pátios de compostagem e pode ser prestado por microempreendedores individuais ou cooperativas organizadas nas comunidades.

    - Os recursos vão ficar com os munícipes, serão gastos em Florianópolis. Os tributos hoje vão para Biguaçu. Tem também os ganhos sociais e ambientais e, num segundo momento, a gente pode buscar pelo pagamento por créditos de carbono – explicou.

    Ouça entrevista:

    A compostagem será utilizada num programa de agricultura urbana, o Cultiva Floripa, destinado a hortas comunitárias. O Jardim Botânico será uma fazenda modelo, com viveiro de mudas, mantido em parceria com a Epagri para treinamento dos envolvidos no projeto.

    Lockdown em SC: triste medida que será necessária se a população não ajudar

    > Veja tudo sobre a evolução da pandemia em SC em um mapa interativo

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas