nsc
dc

TEMPESTADE E DESTRUIÇÃO

"O importante é que vidas foram salvas", diz prefeito de Tangará após tempestade

Estimativa da prefeitura é de que 90% das empresas da cidade tenham sido atingidas pelo fenômeno

15/08/2020 - 11h10 - Atualizada em: 15/08/2020 - 11h25

Compartilhe

Augusto
Por Augusto Ittner
Caminhão tombado em Tangará por conta dos fortes ventos.
Caminhão tombado em Tangará por conta dos fortes ventos.
(Foto: )

Tangará, no Meio-Oeste de SC, foi uma das primeiras cidades afetadas com a forte tempestade da tarde desta sexta-feira (14). Embora por lá não tenha sido confirmada (pelo menos por enquanto) a ocorrência de um tornado, a prefeitura já contabiliza prejuízos. A estimativa é de que 90% das empresas do pequeno município de 9 mil habitantes tenham sido afetadas. Para o prefeito Nadir Baú da Silva, porém, o que importa é que nenhuma pessoa morreu.

> Tornados em SC: relembre seis vezes em que o fenômeno ocorreu no Estado

— O mais importante é que não tivemos nenhum óbito. O dano material sabemos que é ruim, mas o nosso povo é trabalhador e vai recuperar. Vida a gente não recupera. Tivemos feridos, alguns com mais gravidade, mas graças a Deus nenhuma vida foi ceifada. Esse prejuízo é ruim, é péssimo, principalmente na situação econômica que vivemos, mas Tangará e região têm essa força. Vamos à luta, vamos ficar em pé novamente. As vidas estão salvas, e é isso que importa — afirma.

O prefeito aponta que a cidade vem de ao menos dois cenários negativos em 2020. O primeiro deles é o combate à pandemia da Covid-19, que motiva gastos emergenciais e que não estavam previstos no orçamento — por lá são 55 casos confirmados de Covid-19 e duas mortes. Além disso, Tangará — assim como outros municípios da região do Rio do Peixe — sofre desde o início do ano com a estiagem, o que compromete lavouras.

> Dois tornados atingem SC, confirma Defesa Civil

> Vídeo mostra momento em que tornado toca o chão em SC; assista

— É um momento difícil que passamos. Já vínhamos com dificuldades por conta da Covid-19 e a falta de chuvas. Agora vem essa tempestade. Foram atingidas de 90% a 100% das nossas empresas, algumas com danos leves, mas a maioria com problemas maiores. Não fazemos ideia de quanto tempo eles vão demorar para se recompor e voltar às atividades — lamenta Nadir Baú da Silva.

Defesa Civil confirma ao menos dois tornados em SC

Dois tornados ocorreram em Santa Catarina nesta sexta-feira (14). A confirmação foi feita pela equipe do monitoramento meteorológico da Defesa Civil do Estado na madrugada deste sábado (15), e publicada no site oficial do órgão. Os tornados ocorreram nas cidades de Água Doce, no Meio-Oeste, e Irineópolis, no Planalto Norte. Em municípios como Tangará, Ibicaré, Vargem Bonita e Catanduvas, os ventos fortes também causaram destelhamentos e destruições.

Veja vídeo que mostra o tornado tocado o chão

Moradores registram estragos em Santa Catarina

Colunistas