A 8ª edição do Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença, promovido pela Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) e pelo Núcleo da Mulher da entidade, com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Franklin Cascaes e Prefeitura de Florianópolis, aconteceu na noite de terça-feira, (18), no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Com o tema “Conexões que Transformam, Mulheres que Inspiram”, o evento reafirmou o papel como um dos principais reconhecimentos ao empreendedorismo feminino da região.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A cerimônia contou com a participação especial do grupo Elas & Camerata Florianópolis. Ao longo do evento, histórias de mulheres foram compartilhadas, evidenciando as conquistas e impactos delas em diversas áreas, desde o empreendedorismo até ações sociais e públicas.
O presidente da Acif, Célio Bernardi, destacou a importância do prêmio como símbolo do fortalecimento do empreendedorismo feminino em Santa Catarina:
— Este prêmio é um marco na nossa trajetória, celebrando a força das mulheres que transformam nossa cidade e região. É uma homenagem ao trabalho árduo e ao impacto positivo gerado por essas mulheres extraordinárias.
Continua depois da publicidade
A vice-presidente da Acif, Solange Burguesan, enfatizou a força da união feminina para impulsionar o protagonismo.
— Nada é mais poderoso do que mulheres que apoiam outras mulheres. Este prêmio reflete a luta e a transformação que ocorre quando as mulheres se tornam protagonistas de suas histórias e de suas comunidades — pontua.
Fabi Marquetti, coordenadora do Núcleo ACIF Mulher, emocionada, falou sobre o impacto do associativismo.
— Lembro com carinho de tudo o que conquistamos ao longo de 28 anos. O associativismo tem sido uma força transformadora, criando uma rede que fortalece cada uma das mulheres participantes.
Continua depois da publicidade
Betina Zanetti, empresária e madrinha do prêmio, ressaltou que a premiação é um reconhecimento que vai além das trajetórias individuais, celebrando o legado de cada vencedora:
— O Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença é um convite para ir além, para ocupar espaços maiores e continuar a transformação da sociedade. Estamos celebrando mulheres que não apenas conquistaram seu lugar, mas também contribuem para um futuro mais igualitário e transformador.
Este ano, o prêmio teve 73 inscrições, com 24 finalistas que se destacaram nas respectivas áreas. Ao final, oito mulheres foram premiadas, reconhecidas por suas trajetórias de excelência e contribuição em diferentes categorias.
Veja as premiadas
• Economia Criativa: Ceres de Azevedo
• Iniciativa de Impacto Social: Daiane Alves Gubert
• Iniciativas Públicas: Andrea Aline Vergani
• Microempreendedora Individual (MEI): Michelle Quint Campos
• Micro e Pequena Empresa (MEPP): Csele Lueneberg Braga
• Profissional Liberal: Débora Cadore de Farias Goldmeier
• Startups/Negócios Digitais: Marina Leite
• Terceiro Setor: Tatiana Takimoto
Além do reconhecimento das vencedoras, o evento também incluiu uma ação solidária, com o público contribuindo com doações de itens de higiene feminina, como absorventes e fraldas geriátricas. Essas doações serão destinadas à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Florianópolis (RFCC).
Continua depois da publicidade
Antonietas
Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Empresária de SC recebe prêmio da ONU por indústria sustentável de cosméticos