A primavera é a estação que lembra flores, brisa leve no rosto e temperaturas agradáveis. Mas, para muitas pessoas, a chegada das flores é sinônimo de problemas de saúde.

Continua depois da publicidade

Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

É nessa época que as crises alérgicas se tornam ainda mais agressivas em função da polinização das árvores floríferas e da inversão térmica. Com o aparecimento das primeiras flores e seus pólens, do clima seco e das oscilações de temperatura, o sistema imunológico de uma pessoa alérgica fica ainda mais exposto às doenças.

Em entrevista à CBN Joinville nesta terça-feira (4), o médico pneumologista, Tiago Neves Veras falou sobre o aumento das doenças respiratórias na estação que antecede o Verão. Segundo o médico, as principais doenças que acabam se desenvolvendo em muita gente são as renites alérgicas, sinusite e asmas.

Continua depois da publicidade

Tiago também destacou que esse é o momento que é preciso ter algumas atitudes que evitem essas doenças.

– São medidas gerais e comportamentais como a menor exposição ao pó e poeira, menor exposição ao tabaco, se agasalhar bem, aumento da ingestão de líquido e não estar em ambientes fechados por muito tempo. Além disso, os tratamentos com medicamentos também são importantes. – disse.

O pneumologista ainda destacou que o melhor momento de procurar ajuda médica é quando os sintomas começam a afetar a qualidade de vida das pessoas.

– O SUS tem o médico da família e esses profissionais são habilitados para iniciar um tratamento de renite alérgico, por exemplo – destacou.

Continua depois da publicidade

Ouça a entrevista completa:

Destaques do NSC Total