Rosana Claudio Silva Ogoshi, de 39 anos, foi eleita a primeira reitora da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), em Caçador, no Oeste catarinense, em novembro. A eleição é inédita, já que essa é a primeira vez que uma mulher assume o cargo máximo da gestão universitária.

Continua depois da publicidade

Natural de Guaíra, em São Paulo, Rosana deixou a casa dos pais aos 17 anos para estudar Zootecnia em Minas Gerais. Ao passar dos anos, a acadêmica foi se profissionalizando e atualmente é zootecnista, mestre e doutora em Nutrição e Produção Animal, com ênfase em Nutrição de Não Ruminantes.

A profissional também já atuou em disciplinas do ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação (Stricto Sensu e Lato Sensu). Em conversa com o NSC Total, a nova reitora contou detalhes da trajetória profissional e os desafios de conciliar o trabalho com a vida materna.

Quando eu resolvi casar e ter a minha filha, eu tinha 25 anos e ainda fazia doutorado. Então, eu tinha que saber o horário que ela dormia para conseguir fazer as minhas atividades. Eu precisei me desdobrar muito nesse sentido. Hoje eu já tenho uma maturidade para me organizar com meus horários e, principalmente, uma rede de apoio que me ajuda afirmou.

Acho que toda mulher que está no dia a dia do trabalho, precisa ter uma rede de apoio. Seja por familiares ou uma rede criada, porque não é possível fazer tudo sozinha disse a reitora.

Continua depois da publicidade

Além da docência e da gestão, Rosana participa de colegiados institucionais, núcleos docentes estruturantes e do Conselho Universitário. A profissional também é revisora de periódicos científicos e editora-chefe da Revista Extensão em Foco.

Título é inédito

Professora na universidade desde 2017, Rosana recebeu o título de reitora da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) após uma votação realizada no dia 25 de novembro, que contou com 35 membros dos Conselhos Curador, Universitário, Fiscal e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O título é um marco na trajetória de mais de 50 anos da instituição, já que é a primeira vez que uma mulher assume o cargo máximo da gestão universitária.

Para Rosana, receber o cargo máximo de gestão universitária foi um momento de satisfação e orgulho. O título inédito é um marco que deve inspirar outras mulheres, segundo a reitora.

Continua depois da publicidade

— A importância de uma figura feminina atingir esse cargo é a abertura para que outras mulheres se inspirem. Ao mesmo tempo, é uma imensa responsabilidade, porque eu preciso representar essas mulheres que estão se inspirando e se projetando em mim. Essa inspiração pode vir até do meio acadêmico, quando uma menina começa a fazer o seu ensino superior, vê uma reitora e pensa: “Um dia eu vou estar lá”— revelou Rosana.

Título é um marco na trajetória de 50 anos da instituição (Foto: Uniarp, Divulgação)

Por ser a primeira mulher a assumir o cargo máximo da gestão universitária, a nova reitora afirmou que deverá enfrentar alguns desafios.

— O ambiente que está sempre acostumado com uma gestão masculina, ele tem um comportamento. Quando uma mulher chega, ela precisa transformar aquela cultura para poder se movimentar— afirmou.

De acordo com a reitora, a gestão deverá priorizar a “qualidade acadêmica, integrando ensino, pesquisa e extensão às demandas regionais, para que a universidade continue sendo um agente transformador na sociedade”

Continua depois da publicidade

Antonietas

Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

topo-antonietas-nsc-total-2