nsc
santa

DOENÇA INFECCIOSA

Primeiro caso de febre amarela em humano é registrado neste ano em SC

Uma mulher de 40 anos contraiu o vírus e está internada em Blumenau

28/01/2021 - 07h15 - Atualizada em: 29/01/2021 - 15h42

Compartilhe

Brenda
Por Brenda Bittencourt
A vacina é a única forma de prevenir a febre amarela.
A vacina é a única forma de prevenir a febre amarela.
(Foto: )

O primeiro caso de febre amarela foi registrado em Santa Catarina neste ano em um humano. Uma mulher de 40, de Taió, contraiu o vírus e está internada em Blumenau. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, ela não tinha registro de vacina contra o vírus, que é a única forma de prevenir o contágio. O caso foi confirmado nesta terça-feira (27).

> Receba todas as notícias do Santa no seu WhatsApp. Clique aqui.

Em 2020 a doença afetou três regiões de Santa Catarina e duas pessoas morreram. De acordo com o relatório da vigilância epidemiológica, 171 pessoas sentiram sintomas do vírus, destes, 17 casos foram confirmados. A região com maior número de pessoas infectadas foi o Vale do Itajaí, que teve 13 registros de contágio.

Já existe uma vacina contra a febre amarela e esta é a única forma de prevenção da doença. Ela está disponível na rede pública, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A imunuização é recomendada a partir dos nove meses de idade, com um reforço aos quatro anos e pode ser aplicada até os 59 anos. O antiviral deve ser tomado principalmente por quem mora ou trabalha em áreas silvestres ou próximo a matas. Os testes da vacina mostram eficácia de 95% a 99%. No Estado, 70,67% da população já foi imunizada.

> Encontre a sala de vacinação mais próxima.

O que é a Febre Amarela?

A doença é perigosa e pode levar a morte caso não seja tratada rapidamente. Ela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti em regiões com mais mata e por outras pessoas em locais urbanos. Os macacos são os principais hospedeiros do vírus mortal.

Sintomas da doença

Início súbito de febre

Calafrios

Dor de cabeça intensa

Dores nas costas e no corpo

Náuseas e vômitos

Fraqueza e cansaço

Dor abdominal

Icterícia (pele amarelada)

Colunistas