Esta segunda-feira (30) marcou o primeiro dia útil de obras na rua Deputado Antônio Edu Vieira, no bairro Pantanal, em Florianópolis. Quem passou pela região presenciou filas nos dois sentidos e placas para todos os lados. Comerciantes da área demonstram insatisfação com as mudanças na via, mas torcem para a conclusão dos trabalhos após quase seis anos do início.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp

O trânsito sofreu mudanças a partir da noite de domingo (29). Na pista em direção ao Shopping Villa Romana, os carros só podem passar pela pista mais próxima à calçada. O trecho em questão vai da rua Delfino Conti até a rótula da EletroSul. 

Em alguns pontos é preciso que os motoristas façam um verdadeiro malabarismo para desviar das máquinas e dos caminhões, que estacionados ocupam parte da pista e da calçada. 

Outra mudança ocorreu em pelo menos dois retornos da rua, que se distanciaram dos pontos originais. Quem reclama da alteração são os comerciantes da região que veem a mudança distanciar os clientes. 

Continua depois da publicidade

Obra da Edu Vieira se consolida na lista das lendas de Florianópolis

Os administradores de uma clínica veterinária que fica próxima a um dos antigos retorno da Edu Vieira, falam que agora o trajeto é maior para que os clientes cheguem ao local. A distância é de poucos metros, mas o que prejudica é a fila que se forma no local em horários pico. Até o carro da clínica que leva os pacientes, muitas vezes com doenças, tem que enfrentar o trânsito. 

Veja fotos da obra na Edu Vieira

Obras na rua Edu Vieira gera filas na primeiro dia de trabalhos (Foto: Tiago Ghizoni, NSC Total)
Ar-condicionado foi instalado em petshop para lidar com calor após retirada de árvores para obra (Foto: Tiago Ghizoni, NSC Total)
Donos de loja instalaram película para amenizar calor que eles atribuem às obras na Edu Vieira (Foto: Tiago Ghizoni, NSC Total)

Essa não é a primeira vez que o estabelecimento sofre com impactos da obra na Edu Vieira. A dona do local, Daniela Rolando Pierozan, lembra que árvores ocupavam a via e acabaram arrancadas para que a obra avançasse. 

Rua torta em Florianópolis? Prefeitura explica curva na nova Edu Vieira

Isso fez com que o calor dentro da clínica ficasse insuportável:

— Tivemos que botar película no vidro e instalar dois ares-condicionados para suportar ficar aqui.

A prefeitura diz que a obra está sinalizada e que a Guarda Municipal auxilia neste trabalho. A alteração atual, explica o executivo municipal, permite que a rótula mais próxima à EletroSul seja ampliada, “permitindo maior fluxo ao trânsito da região”. 

Veja vídeo sobre as praias de Santa Catarina

Leia também

Fotos mostram início do alargamento da praia dos Ingleses em Florianópolis

Continua depois da publicidade

Sem ar-condicionado, ônibus de Florianópolis viram “fornos” e usuários sofrem com o calor

Destaques do NSC Total