O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou 13 estados em alerta laranja para chuvas intensas que podem causar estragos nesta quinta-feira (1º), primeiro dia de 2026. O aviso é válido até as 23h59min.
Continua depois da publicidade
O alerta indica chuvas que podem chegar a 100 milímetros por dia e ventos intensos de até 100 km/h. Há chances de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Veja recomendações após alerta de chuva
Os estados em alerta laranja
- Bahia
- Distrito Federal
- Goiás
- Mato Grosso
- Minas Gerais
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- São Paulo
- Tocantis
- Espírito Santo
- Mato Grosso do Sul
- Paraná
- Santa Catarina
Alerta de chuva em Santa Catarina
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, entre a tarde e a noite desta quinta-feira a instabilidade aumenta no Estado e retornam as condições para temporais com raios, rajadas fortes de vento e chuva intensa em curto período. A condição está associada à circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera somada ao calor e à umidade.
Continua depois da publicidade
O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos. O órgão ressalta para o risco para ocorrências relacionadas a alagamentos e enxurradas, além de deslizamentos, visto que o solo está bastante encharcado devido às chuvas registradas nos últimos dias.

A Defesa Civil recomenda
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.





