nsc

    Pandemia

    Primeiro em SC, Avaí inicia testes para coronavírus nesta segunda-feira

    Jogadores, comissão técnica e demais colaboradores do clube vão passar pela avaliação

    11/05/2020 - 08h23

    Compartilhe

    Kadu
    Por Kadu Reis
    Médico Luis Fernando Funchal coordena testagem para coronavírus no Avaí
    Médico Luis Fernando Funchal coordena testagem para coronavírus no Avaí
    (Foto: )

    O Avaí investe na testagem para coronavírus e se torna o primeiro clube catarinense a realizar a verificação em seus colaboradores a partir deste segunda-feira (11). Atletas e demais membros do departamento de futebol vão passar pelo exame laboratorial, enquanto colaboradores de outras áreas serão submetidos aos testes rápidos. Cerca de 170 pessoas devem ser avaliadas, em trabalho coordenado pelo médico Luis Fernando Funchal.

    > Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

    — O presidente Battistotti entendeu e se sensibilizou, acatando que esta seria a forma mais segura de termos nossa equipe adequadamente avaliada, mesmo sendo necessário investir um valor financeiro importante na testagem de todos os atletas. Determinando realizar os testes completos e amplos para todos do futebol. Utilizaremos a modelagem feita junto ao Laboratório do Grupo DASA, o maior laboratório da América Latina, que adquiriu Laboratório Santa Luzia — afirma o chefe do departamento médico azurra.

    O núcleo diretamente envolvido com o futebol, cerca de 50 pessoas, terá a avaliação com teste RT-PCR e de sangue para análise sorológica por luminescência. Estes exames, laboratoriais, têm maior precisão na identificação do coronavírus. Outros 120 colaboradores do clube também passam pela verificação, mas nestes casos será aplicado o teste rápido.

    A testagem para coronavírus inicia na tarde desta segunda-feira na Ressacada. A partir das 13h, os colaboradores da área administrativa iniciam a avaliação. Os atletas serão testados após às 14h, com procedimento individualizado. Os jogadores devem ir de carro e sozinhos ao clube, permanecendo nos veículos no estacionamento. Eles serão chamados, um por vez, para o teste no interior do estádio.

    Os resultados dos testes do núcleo do futebol serão conhecidos em cerca de 72 horas, ou seja, até quinta-feira (14). Os exames serão realizados por equipes do Laboratório Santa Luzia, do Grupo DASA. Os colaboradores que passaram pelos testes rápidos terão a resposta negativa ou positiva para coronavírus ainda nesta segunda.

    Mesmo sem a liberação para retorno aos treinamentos presenciais pelo Governo do Estado, o Avaí é o primeiro clube catarinense a realizar a testagem para coronavírus. Enquanto estas atividades não são permitidas, os treinos são feitos individualmente com acompanhamento em tempo real por videoconferência pela comissão técnica e preparação física.

    Com Francisco Battistotti afastado da presidência momentaneamente por motivo de saúde, o presidente em exercício, Amaro Lúcio da Silva, realiza uma entrevista coletiva às 16h desta segunda para atualizar as ações do clube no combate à pandemia. Chefe do departamento médico e um dos responsáveis pelo guia de sugestões protetivas para retomada do futebol catarinense, o médico Luís Fernando Funchal também irá participar da transmissão ao vivo.

    Colunistas