O primeiro entreposto municipal de Florianópolis será anunciado neste sábado (16), quando acontece a Festa da Baleeira, no bairro João Paulo, das 9h às 20h. Na ocasião, a prefeitura assinará o convênio para construção do espaço junto ao Ministério da Pesca, por volta das 10h30.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Atendendo ao pedido da comunidade da pesca e em tratativas com o Ministério da Pesca, vamos dar esse passo fundamental para estruturar ainda mais a Cooperativa da região, gerando mais renda e contribuindo para a economia local afirma o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Florianópolis, Juliano Richter Pires.

De acordo com a prefeitura, o entreposto será de grande importância para a Cooperativa dos Pescadores do João Paulo, que passará a contar com um “excelente espaço” para manipular as mercadorias de pesca.

A iniciativa contou ainda com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que promoveu a capacitação dos pescadores para a compra dos equipamentos necessários e acompanhamento da obra.

Continua depois da publicidade

Desfile, concursos, música e gastronomia na Festa da Baleeira

Com objetivo de conscientizar sobre a preservação da baleeira, tradicional embarcação de madeira do litoral catarinense que aos poucos vem caindo em desuso, a Festa da Baleeira contará com desfile dos barcos, música, gastronomia, concurso de tarrafa e diversas outras atrações (confira abaixo).

O que será dos pescadores de Maceió com a proibição de embarcações na Lagoa Mundaú?

O grande desfile das baleeiras sai do trapiche do João Paulo às 9h, em direção à Ponte Hercílio Luz, retornando ao ponto de partida e elegendo a embarcação mais bonita e mais antiga do evento.

Ainda pela manhã, haverá concursos de jogar tarrafa, de entralhe de tarrafa e outras atividades ligadas à pesca. A programação de shows inicia às 11h e contará com nomes conhecidos na cena cultural nativa, como Gazu e Banda. Também serão comercializados alimentos e bebidas por moradores da localidade.

A Associação de Pescadores do João Paulo pede que os visitantes levem um quilo de alimento não perecível, que serão doados a instituições sociais de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Confira a programação completa da Festa da Baleeira

  • 9h – Desfile de Baleeiras
  • 10h – Concurso Baleeira mais bonita
  • 10h30 – Concurso Baleeira mais antiga
  • 11h – Concurso Tarrafa
  • 11h às 12h30 – Regi Barcelos e banda
  • 13h às 14:30h – Gazu e banda
  • 14h30 às 15h30 – Boi de Mamão do Petinho
  • 15h30 às 16h30 – Banda Bom Brother
  • 16h30 às 17h – Papai Noel
  • 17h às 18h – Deh Lemos e banda
  • 18h30 às 20h – Nilêra e banda

Serviço

O quê? Assinatura do Entreposto João Paulo e Festa da Baleeira

Quando? Sábado, 16 de dezembro, das 9h às 20h (assinatura do convênio acontece às 10h30)

Onde? Trapiche do bairro João Paulo – R. João Pio do Vale Pereira, 7 – João Paulo, Florianópolis

Ingressos: entrada gratuita

Leia também

Pesca de SC tem perdas que ultrapassam os R$ 3 milhões

SC vai à Justiça contra proibição e redução de cotas na pesca da tainha

Pesca histórica de tainha cobre faixa de areia na Praia de Naufragados, em Florianópolis

Jurerê ganha ranchos “gourmets” de madeira e muda rotina de pescadores em Florianópolis

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total